Fim do chip SIM está cada vez mais perto

Fim do chip SIM está cada vez mais perto

A edição 2016 do maior evento de dispositivos móveis do mundo, a Mobile Word Congress, que acontecerá em Barcelona durante os dias 22 a 25 de fevereiro provavelmente contará com o anúncio da GSMA sobre o futuro dos chips SIM, na verdade sobre a despedida do SIM em formato físico e consolidação dos SIM virtuais (eSIM).

No total mais de 40 empresas (dentre elas estão a Samsung, AT&T, Sony, LG, Telefónica) estão apoiando a associação responsável pela padronização das tecnologias de telecomunicações móveis em relação a essa transição do SIM físico para a opção virtual. Com essa mudança o SoC que acompanha o dispositivo ganhe mais uma função – a do SIM – permitindo que oa fabriantes economizem espaço e possam criar novos projetos ainda mais finos já que não será mais necessário a presença de uma porta lateral ou dock para armazenar o card. Além de tornar mais fácil a transição para qualquer operadora sem a infinidade de questões burocráticas carregadas pelo chip SIM.

“Evoluir é preciso”

Alguns modelos do iPad como o iPad Air 2 e iPad Mini 3 já contam com o recurso do eSIM

Durante a MWC a GSMA deverá revelar o cronomograma de adoção para esse padrão. A divisão será em duas etapas: 

Primeira etapa: ainda na primeira metade de 2016 todos os novos dispositivos mobile fora do campo dos smartphones, isto é, tablets, smartwatches, carros conectados além de alguns aparelhos domésticos que contam com conectividade deverão recebee o novo padrão:

Segunda etapa: na segunda metade do ano os novos smartphones lançados deverão adotar o SIM virtualizado.

Fonte(s): GSMA

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X