Bill Gates diz que a Apple deveria desbloquear o iPhone para o FBI

Bill Gates diz que a Apple deveria desbloquear o iPhone para o FBI

Atualmente a maior treta do mundo da tecnologia é o confronto ente a Apple e o FBI, tudo por causa de um assalto ocorrido em dezembro de 2015 em San Bernadino, na Califórnia, que acabou por causar 14 mortes além de outras 22 pessoas graveamente feridas. Durante as investigações o FBI conseguiu encontrar um iPhone 5c de Syed Rizwan Farook – um dos terroristas envolvido no assalto.  E obviamente queo iPhone está protegido por senha, e como a Apple atualmente conta com uma política bem rigorosa em relação aos dados do seu usuário, a agência não consegiu desbloquear o aparelho.

A juizá Sheri Pym ordenou que a Apple colaborasse com o FBI, porém a gigante de Cupertino se negou devido ao risco ligado ao pedido do FBI. Basicamente foi solicitado uma espécie de versão alternativa do iOS com alterações cruciais, como permitir que a agência possa inserir a senha através de uma conexão física do iPhone ou através de protocolos como Bluetooth e Wi-Fi, e desabilitar o recurso que apague os dados do usuário caso a senha incorreta seja digitada muitas vezes.

Tim Cook, CEO da Apple através de uma carta aberta, deixou bem claro que não iria contribuir dessa forma com as investigações, por entender que esse backdoor abriria precedente para uma onda de problemas que esse recurso poderia causar, já que mesmo o FBI dizendo que utilizaria essa possibilidade somente nesse caso, Cook diz que uma vez criada, essa técnica poderia ser utilizada várias vezes em qualquer dispositivo, seria como se a Apple entregasse uma “chave mestra”, concedendo ao FBI “abrir muitas portas”.

Tim Cook

James Corney, diretor do FBI, se pronunciou dizendo que o caso de San Bernadino é muito específico, e não é sobre abrir precedentes: Nós não queremos quebrar a criptografia de ninguém ou soltar uma chave-mestra pelo mundo“, completa Corney.

Devido as proporções que o caso ganhou, outros nomes de peso relacionados a tecnoliga resolveram se posicionar, empresas como a Microsoft, Facebook, e executivos como Sundair Pichai, CEO do Google, e Jan Koum, co-criador do WhatsApp, disseram que o pedido do FBI poderia comprometer a privacidade dos usuários.

Embora a Microsoft tenha se posicionado a favor da Apple, Bill Gates, o grande nome por trás da empresa, mas que há alguns anos está inteiramente ligado a questões filantrópicas disse que a Apple deveria contribuir com o que está sendo pedido.

Bill Gates

Em entrevista ao Financial Times, Gates diz que as empresas de tecnologia deveriam ajudar o governo em casos de terrorismo. “Essa é uma situação específica em que o governo pede acesso à informação, estão pedindo para um caso em particular.

Qual a sua opinião sobre o caso? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X