Agora é oficial: Intel desativa a possibilidade de overclock em processadores Skylake sem o sufixo K

Agora é oficial: Intel desativa a possibilidade de overclock em processadores Skylake sem o sufixo K

Semana passada noticiamos que um rumor apontava que a Intel iria por um fim na possibilidade de overclock em processadores Skylake que não carregam consigo o sufixo K, que é justamente a chancela que diz os modelos que apresentam multiplicador desbloqueado e a possibilidade de “overclock seguro”.

Os processadores da linha Skylake mais “simples” poderiam receber alterações de clock sem uma perda brusca de estabilidade devido a uma simples atualização da BIOS. Uma das empresas que mais bateu na tecla dessa possibilidade foi a ASRock, que em suas placas  o nome de SKY OC. Porém agora está confirmado que a Intel já está preparando um microcode para que os fabricantes das placas incluam em suas atualizações da BIOS dando um fim a possibilidade do overclock via BCLK.

CES 2016-Gigabyte anuncia a nova geração do mini-PC Brix equipado com processador Skylake

Análise – ASUS B150 PRO GAMING D3

SKY OC

Obviamente que quem já está usufruindo da possibilidade oferecida até então é só não atualizar a BIOS para que o recurso continue funcionando, porém isso priva o usuário de futuras melhorias que são disponibilizadas com esses updates.

Confira abaixo o comunicado oficial da Intel:

“A Intel regularmente disponibiliza updates para nossos processadores que nossos parceiros voluntariamente incorporam em suas BIOS. O update mais recente oferecido aos parceiros inclui, além de outras coisas, código que se alinha com nossa posição, de que não recomendamos overclock em processadores que não foram desenhados para isso. Adicionalmente, a Intel não garante a operação do processador além de suas especificações.”

Fonte(s): PC World 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X