JEDEC oficializa o GDDR5X, prometendo velocidades de até 14 Gbps

JEDEC oficializa o GDDR5X, prometendo velocidades de até 14 Gbps

Nos últimos anos os holofotes no que diz respeito a memórias para placas de vídeo foram totalmente direcionados ao HBM, as tão badaladas memórias de alta largura de banda (128 GB/s) que graças ao seu design “3D”, consegue ocupar bem menos espaço na montagem da placa e com isso trazer grandes benefícios em termos de eficiência energética. Porém, obviamente placas com memórias HBM são mais caras, e até o presente momento podem ser encontradas somente em modelos da AMD (essa situação mudará com o lançamento da arquitetura Pascal da Nvidia, que trará o HBM2). 

Para as demais opções o padrão GDDR5 ainda é o grande expoente e que conta com um grande leque de opções ( até porque este padrão começou a ser usado em 2008), porém com os avanços de largura de banda e de eficiência energética do lado das HBM, estava mais do que na hora de uma nova opção para as GDDR, e finalmente essa nova opção foi oficializa: GDDR5X (o nome completo é JESD232 GDDDR5X SGRAM). Há um tempo atrás tínhamos mostrado alguns slides divulgados pela Micron que já contavam com alguns detalhes sobre essa atualização, contudo a oficialização aconteceu com o anúncio da JEDEC (que é o conselho estabelecido para o desenvolvimento e a definição dos padrões na área de semicondutores eletrônicos), mostrando todas as informações sobre essa memória. A própria JEDEC faz questão de frisar que o GDDR5X deve ser tratado como uma atualização e não como um novo padrão, já que de acordo com o conselho não será necessário mudanças radicais no design das placas, tornando bem simples a implementação por parte dos fabricantes.

Se no aspecto da implementação as coisas continuam praticamente as mesmas, em velocidade o GDDR5X traz uma grande mudança em relação ao padrão passado. Como mostra o slide da JEDEC o GDDR5 tinha dois modos de velocidade que lidavam com a largura de banda, o Low Speed (0.2 – 1,5 Gbps), e o High Speed (1,5 – 6,0 Gbps), já com o GDDR5X foi estipulado o “Ultra-Hig Speed”, prometendo alcançar 14 Gbps, o dobro de velocidade em relação ao High Speed do GDDR5. A JEDEC ainda alerta que há planos de alcançar 16 Gbps, ao decorrer da caminhada do GDDR5X.

Para implementar o “Ultra-High Speed”, algumas mudanças em relação a “movimentação” dos dados foi realizada, já que o GDDR5X trabalha tanto no modo “clássico” DDR (Double Data Rate), como no QDR (Quad Rate Data). Basicamente o QDR significa que é possível transferir até quatro data words, por ciclo de clock, dobrando a largura de banda em relação ao DDR. A permanência dos dois modos está ligado ao aspecto energético, já que será possível realizar a comutação entre os padrões, utilizando o QDR quando houver uma necessidade maior de transmissão de dados.

De acordo com a JEDEC com um barramento de 256 bits é possível alcançar uma largura de banda de até 448 GB/s. Já com um barramento de 128 bits esse valor cai pela metade, 224 GB/s. Os planos da Micron (responsável pelo desenvolvimento da GDDR5X) é alcançar 512 GB/s de largura de banda.

Graças a essa atualização tanto a arquitetura Polaris (AMD) e Pascal (Nvidia), poderão contar de forma mais tranquila  com opções que não sejam equipadas com HBM e nem HBM2, mas que tenha um up na largura de banda. A própria AMD já confirmou que irá utilizar tanto memórias HBM quanto GDDR em suas novas placas baseadas em Polaris, então é bem provável que os modelos de mais expressão sejam equipados com HBM2, enquanto outras opções tragam o GDDR5X.

O GDDR5X representa um salto significativo para o projeto de GPUs high-end. Suas melhorias de desempenho em relação ao padrão passado incrementará a próxima geração de gráficos e outras aplicações de alto desempenho, disse Mian Quddus, que integra o conselho da JEDEC

O pessoal do Anandtech preparou uma tabela que compara algumas placas de vídeo que já estão no mercado, com as novas memórias GDDR5X, e até os módulos HBM2 da Samsung que prometem alcançar 256 Gbps por chip (largura de banda total de 1 TB/s)

Ainda não há nenhuma informação sobre os primeiros modelos de placas que receberão essas novas memórias, tudo dependerá das novas arquiteturas da AMD e Nvidia

Gostou das novidades do GDDR5X? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X