Agora é oficial: Polaris é o nome da nova arquitetura de placas de vídeo da AMD

Agora é oficial: Polaris é o nome da nova arquitetura de placas de vídeo da AMD

Hoje é um daqueles dias memoráveis para a história da AMD, futuro de suas placas de vídeo e até uma espécie de motivação a mais para o mercado. Como noticiamos uns dias atrás, alguns rumores apontavam que o nome da nova arquitetura de placas de vídeo da AMD seria Polaris e, você sabe como é, onde há fumaça há fogo. E isso se confirmou com a apresentação oficial dessa nova arquitetura por parte do Radeon Technologies Group.

Essa nova arquitetura é uma grande mudança de paradigma para a companhia ( por isso se torna tão memorável), já que finalmente a empresa está apresentando uma bela inovação. A começar, por exemplo, pelo processo de fabricação que, desde 2012 era de 28 nm, mas agora, com o Polaris, passa para 14 nm, utilizando a tecnologia FinFET. Graças a essa mudança a AMD conseguirá que suas placas consumam ainda menos energia. 

Evoluir é preciso

Em um comparativo divulgado pela companhia, é mostrado um chip Polaris (que não foi específicado o modelo) contra uma GTX 950 da NVIDIA, rodando o game Star Wars: Batlefront. O resultado foi que essa nova GPU da AMD conseguiu rodar o game em 1080p em qualidade média a 60 FPS consumindo apenas 84 Watts, enquanto que, nas mesmas condições, a placa da NVIDIA bateu 140 Watts.

Outras características essenciais para as próximas GPUs e processadores com chips integrados graças ao Polaris é a presença da quarta geração da arquietetura GCN (Graphic Core Next). Essa quarta geração do GCN garantirá às GPUs hardware de processos, com recursos como compressão de memória, shadders com eficiência melhorada, hardware scheduler e instruction pre-Fetch. Além de novos recursos como DisplayPort 1.3, HDMI 2.0 e H.265 em 4K a 60 FPS.

Graças a essas mudanças em relação ao consumo, a AMD poderia entrar com ainda mais força no mercado de notebooks e PCs ultracompactos, permitindo opções gráficas com desempenho ainda maior e consumo mais em conta, o que é imprescindível para os dispositivos móveis.

As primeiras placas de vídeo com a arquitetura Polaris devem aparecer no meio do ano, mas provavelmente alguma novidade será mencionada na CES 2016, que acontece de 6 a 9 de janeiro em Las Vegas. Vamos aguardar!

Gostou das novidades que a AMD está trazendo para o mercado de placas de vídeo? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X