Confira as novidades que a AMD está preparando para suas placas de vídeo em 2016

Confira as novidades que a AMD está preparando para suas placas de vídeo em 2016

A AMD anunciou grandes novidades para 2016 envolvendo suas tecnologias gráficas. Confira abaixo.

GPUs Radeon com suporte ao HDMI 2.0a:

A principal novidade fica por conta do suporte ao HDMI 2.0a em placas de vídeo Radeon. Seguindo a mesma linha da Nvidia, graças ao HDMI 2.0a, as placas da AMD podem alcançar resolução de 4096 x 2160 pixels a 60 Hz.

O HDMI 2.0a suporta a versão 2.2 do sistema de contéudo protegido HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection ), além do HDR (High Dynamic Range), permitindo que o brilho e as cores sejam renderizadas de uma forma mais eficiente. 

 

SDR X HDR

FreeSync via HDMI:

A tecnologia FreeSync, que trabalha sincronizando a taxa de atualização do monitor com os quadros pela GPU, à princípio, para ser utilizada, era necessário utilizar a conectividade DisplayPort 1.2a, que é o padrão em que a tecnologia é baseada. Em 2016, porém, a AMD confirmou que o FreeSync também estará disponível via HDMI, suportando inclusive os primeiros padrões. 

O FreeSync também estará disponível em todas as APUs e GPUs que já suportavam o FreeSync via DisplayPort. Com essa novidade, o número de monitores compatíveis com a tecnologia aumenta consideravalmente, já que o HDMI é bem mais difundido que o DisplayPort.

A AMD já está trabalhando com fabricantes como Acer, Samsung e LG, para que novos monitores sejam desenvolvidos com o suporte ao FreeSync via HDMI.

Tecnologia LFC (Low Framerate Compensation):

Graças à tecnologia LFC (Low Framerate Compensation) será possível jogar abaixo dos 30 frames sem tearing. O LFC será responsável por diminuir a taxa mínima de frames por segundo em monitores compatíveis com o FreeSync. Um algoritmo especial é executado na GPU, permitindo que uma sincronização de quadros extras seja inserida graças a um monitoramento inteligente.

GPUs AMD compatíveis com DisplayPort 1.3:

Em 2016, as próximas placas de vídeo da AMD serão compatíveis com o DisplayPort 1.3, que conta com especificações bem mais “agressivas” em relação ao padrão passado. 42,4 Gbit/s de largura de banda de transmissão global. 

 

Gostou das novidades? Deixe seu comentário abaixo. Caso queria conferir todos os slides da apresentação da AMD clique aqui.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X