MIT: aplicativos do Android enviam dados desnecessários

MIT: aplicativos do Android enviam dados desnecessários

O envio de dados dos usuários por parte dos aplicativos é um grande problema para a privacidade dos usuários, ainda mais que a explicação por parte desse envio nunca é bem clara, já que as empresas omitem o que realmente querem fazer com esses dados. De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), boa parte desse compartilhamento de informações no Android é altamente desnecessário.

O estudo do centro universitário analisou o comportamento de 500 aplicativos muito populares disponível para o sistema do Google, e a conclusão foi a seguinte: os dados enviados não têm nenhum efeito real sobre o funcionamento dos apps, exceto em casos muito específicos. Reforçando a tese que nossos dados são recolhidos sem uma grande necessidade aparente.

Durante o estudo o MIT eliminou essas comunicações externas em 47 apps, 30 desses aplicativos continuaram funcionando de forma idêntica mesmo com esse veto da comunicação, enquanto os apps restantes tiveram pequenas diferenças, como a falta de anúncios.

Especialistas dizem que os fabricantes são os grandes responsáveis pelos problemas de segurança do Android

Em um dos exemplos o MIT pegou o aplicativo do Wal-Mart, que permite que os usuários possam digitalizar os códigos dos produtos nas prateleiras das lojas do Wal-Mart para efeito de consulta. Porém, toda vez que o usuário realiza tal procedimento ele também envia informações para um servidor associado ao eBay.

Os pesquisadores envolvidos ressaltam que o código-fonte dos aplicativos não estão abertos ao público,e que os desenvolvedores costumam tomar  muito cuidado para esconder certos elementos.. Porém,todos os aplicativos desenvolvidos para o Android têm que seguir um certo padrão de interação com o hardware do telefone. Através disso o MIT consegue determinar que pontos dos aplicativos são utilizados para abrir comunicação externa

Vale lembrar que esse problema não está restrito ao Android, praticamente todos os sistemas e serviços que de alguma forma mantém qualquer tipo de conexão externa, que em muitos casos são usadas para o recebimento de feedback e correção de problemas.

Fonte(s): MIT

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X