Slides divulgados pela Micron revelam as primeiras informações em relação as memórias GDDR5X

Slides divulgados pela Micron revelam as primeiras informações em relação as memórias GDDR5X

Os avanços em relação as memórias das placas de vídeo não param, apesar do foco atualmente estar direcionado para as memórias HBM (High Bandwidth Memory) da AMD, que inclusive irá ganhar sua segunda geração, HBM2, as antológicas memórias GDDR, não morreram. Prova disso são os novos slides divulgados pela Micron, revelando as primeiras informações em relação aos avanços da próxima geração de memórias, as GDDR5X

GDDR5X trará o dobro de dados de acesso, em relação ao que era oferecido pelas memórias GDDR5 (32 bytes= GDDR5, contra os 64 bytes= GDDR5X). Em teoria este movimento se traduz em um ganho estupendo de largura de banda, alcançando cerca de 10 a 12 Gbps em sua primeira geração, podendo atingir até 16 Gbps. 

Com todo esse poder de fogo, as placas equipadas com memórias GDDR5X teriam potencial para se aproximar das opções equipadas com HBM, entretanto a eficiência energética das HBMs é superior, mantendo o alto desempenho mesmo operando em frequências menores em relação a GDDR5 e GDDR5X.

De acordo com alguns rumores a NVIDIA poderá adotar as memórias GDDR5X em suas GPUs Pascal (provavelmente serão lançadas na segunda metade de 2016), já que a arquitetura é parecida com as memórias GDDR5. A princípio as GPUs Pascal, iriam utilizar as memórias HBM2, porém devido a problemas ao acesso a essas memórias, a companhia poderá optando pelas GDDR5X.

 

Confira abaixo os slides da Micron:

Fonte(s): Guru3D

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X