Setor audiviosual solicita bloqueio de sites com conteúdo pirata

Setor audiviosual solicita bloqueio de sites com conteúdo pirata

Durante uma audiência pública realizada na Câmara dos Deuputados, Ygor Valério, presidente da Motion Picture Associations, pediu em nome do setor audiovisual o bloqueio de sites com contéudo pirata, que é uma das exceções da neutralidade da rede, previsto no Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14). Valério aponta que atualmente o Brasil conta com 50 sites de pirataria audiovisual, com mais de 13 mil títulos nacionais e estrangeiros e mais de 325 mil visitas mensais. O executivo ainda alerta que essas páginas tiveram um bilhão de visitas no primeiro semestre deste ano, quatro vezes o que recebe o Netflix, por exemplo.

Valério ressaltou como um exemplo prático desse bloqueio a fase atual na Europa, que tem conseguido resultados positivos. Um estudo divulgado no Reino Unido apontou que o acesso à páginas legais cresceu 21% após a medida de bloqueio. “Entre usuários mais assíduos de pirataria, a migração do pirata para o pago, para o legal, foi da ordem de 23,6%, acrescentou.

Ygor Valério

Alexandre Castro, do Sindtelebrasil, sindicato que representa as empresas de telecomunicações, disse que a regulamentação da neutralidade de rede deve preservar o espírito do marco civil e tratar apenas das exceções.

Os representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Miriam Wimmer e Rodrigo Zebrone, respectivamente, concordaram que a neutralidade deve seguir os princípios da segurança e qualidade da rede. Wimmer apontou como aplicações que causariam riscos à segurança o spam e ataques cibernéticos.

O deputado Sandro Alex (PPS-PR), vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, informou que vai incorporar as sugestões ao parecer que apresentará na CPI dos Crimes Cibernéticos. A situação ainda será estudada para saber quais casos podem ser exceções da Neutralidade de Rede.

Fonte: Câmara Legislativa

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X