DDoS poderoso: botnet que infecta sistemas Linux com trafégo de 150 Gbps é descoberta

DDoS poderoso: botnet que infecta sistemas Linux com trafégo de 150 Gbps é descoberta

A companhia americana de segurança digital Akami Technologies anunciou a descoberta de uma botnet Linux gigantesca, capaz de derrubar sites através do famoso ataque DDoS, utilizando um fluxo de tráfego capaz de alcançar 150 Gbps, causando muitos problemas para qualquer empresa atacada.

A botnet expande-se através de uma variante do trojan XOR DDoS (malware que através da força bruta tenta descobrir a senha para o modo root). O malware infecta sistemas Linux via roteadores, para em seguida forçar o acesso ao protocolo SSH, tentando advinhar credencias de login via força bruta. De acordo com a Akami, este malware opera 20 vezes por dia, sendo que 90% dos sites afetados estão no continente Asiátco. O foco dos ataques estão em sua grande maoria distribuidos entre serviços de jogos e sites educacionas.

A Akami fez questão de ressaltar que a popularidade do Linux no setor corporativo é um grande chamariz para ataques em potencial, como o objetivo dos atacantes é o ataque em massa, o sistema com uma grande aceitação, principalmente em empresas acaba se tornando alvo. 

“Como o número de ambientes Linux tem crescido, o potencial de oportunidades e recompensas para os criminosos também cresceu”, Akami Technologies

Fonte(s): PC World

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X