Anatel sai em defesa do WhatsApp e promete pronunciamento em breve

Anatel sai em defesa do WhatsApp e promete pronunciamento em breve

Além do período complicado que estamos passando, com uma grande onda de novas tributações, serviços populares no Brasil como o WhatsApp, Netflix e Spotify, enfrentam as garras dos seus grandes concorrentes, com o intuito de regulamentar os serviços com as mesmas normas que por exemplo TV e telefonia enfrentam, o que pode afetar o preço final do serviço.

Um desses exemplos é o grande confronto entre o WhatsApp e as operadoras de telefonia, que estão se unindo para promover uma petição contra o aplicativo, já que as operadoras estão questionando que o método de ligação oferecido pelo Whattsapp é proveniente do número de telefone, e não de artifícios de credenciamento de login.

“Nosso ponto em relação ao Whatsapp é especificamente sobre o serviço de voz, que basicamente faz a chamada a partir do número de celular”, disse a fonte da Reuters, que assim como as outras duas falou sob condição de anonimato. “O Skype tem identidade própria, um login, isso não é irregular. Já o WhatsApp faz chamadas a partir de dois números móveis”, acrescentou.

E como esse recurso do WhatsApp está ligado ao número de telefone, que é outorgado pela Anatel, e envolve tributação para a autorização da linha, as operadoras defendem que o aplicativo está se beneficiando sem pagar nada por isso. 

A Anatel, através do seu presidente João Rezende, declarou que não vê nenhuma ilegalidade no serviço prestado pelo aplicativo e também fez questão de ressaltar que a instituição fará um pronunciamento em breve sobre esse caso. 

“A Anatel vai dar seu posicionamento no momento certo. Mas toda vez que acessa dados ou voz, o indivíduo está pagando à operadora, há um custo para o usuário quando acessa esse serviço”, disse João Rezende.

Vamos aguardar a posição oficial da Anatel sobre o caso, porém essa briga deve perdurar por muito tempo. O WhatsApp atualmente conta com mais de 900 milhões de usuários, além de ser muito conhecido em nosso país.

Qual a sua opinião sobre o WhatsApp? O ponto defendido pelas operadoras realmente procede?  Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Tudo Celular

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X