Vendas de placas de vídeo dedicadas apresentaram queda no segundo trimestre de 2015

Vendas de placas de vídeo dedicadas apresentaram queda no segundo trimestre de 2015

De acordo com a conceituada empresa de pesquisa John Peddi Research as vendas de placas de vídeo dedicadas apresentaram queda de 11%  no segundo trimestre de 2015, com uma diminuição global de 18,8% que vem se mantendo de ano a ano. 

A companhia mais afetada é a AMD, que além dos seus problemas no setor das CPUs, apresentou 26% de queda no que tange as placas de vídeo dedicadas. Já a NVIDIA decaiu 16% nesse segmento. Um dos motivos para essa queda é o aumento do “poder de fogo” dos gráficos integrados, principalmente os da Intel que monopolizam esse segmento perante as APUs da AMD.

Como muitos usuários que se aventuram a jogar no computador na grande maioria dos casos está longe do privilégio de desfrutar dos seus títulos com bons níveis de textura, resoluções altíssimas e outros recursos, e em muitos casos uma APU acaba atendendo a esse jogador mais casual. Em uma outra pesquisa recente dessa vez conduzida pela Steam ficou provado que apenas 34,72% dos gamers estão jogando em 1080p (Full HD), uma resolução que pode até ser considerada a grosso modo como ultrapassada, já que há o seu sucessor, o Ultra HD, popularmente conhecido como 4K.

De acordo com algumas fontes de Taiwan, os preços das placas de vídeo de médio e alto desempenho irão aumentar, para compensar essa queda nas vendas. Os chips gráficos dedicados continuam se consolidando como o grande rival de mercado para as placas dedicadas que sempre foram voltadas para um seleto grupo de pessoas, e que  acabam encontrado em soluções embarcadas um ponto de equilíbrio para os usuários menos exigentes.

Você tem uma placa de vídeo dedicada? Acredita que as soluções integradas continuarão “roubando” participação de mercado das VGAs dedicadas? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X