TVs 8K serão produzidas em massa no ano que vem

TVs 8K serão produzidas em massa no ano que vem

Para você que ainda considera adquirir uma TV 4k um luxo distante, saiba que a proxima geração já está a caminho. A Innolux que é uma das maiores fabricantes de paíneis TFT LCD, que conta como seus clientes a Toshiba, Samsung, LG, Sony, Philips, Panasonic, Sharp, Lenovo, HP e Dell, anunciou que a produção em massa de páineis para TVs 8K terão ínicio no segundo trimestre de 2016.

Durante um evento em Taipei a Innolux apresentou um painel 8K de 65 polegadas. A companhia afirma que irá produzir páineis de 65, 75, 85 e de até 100 polegadas. 

De acordo com a União Internacional  de Telecomunicações, o 8K faz parte da categoria UHDTV, que é a nomenclatura para produtos com resolução de até 7680 x 4320. A Innolux espera que a grande disseminação de TVs 8K acontença juntamente com o periodo das OlimpÍadas de 2020, em Tóquio. Eventos dessa magnitude impulsionam as vendas, principalmente de TVs com qualidade de imagem mais alta.

Com o 8K além dos ganhos na qualidade de imagem, apresenta um angulo de visão mais amplo, permitindo 100º de angulo de visão horizontal, contra os 55º do 2K e 4K.

Além dos fabricantes de TVs, algumas emissoras já começam a abraçar o 8K, o canal japones, NHK por exemplo já vem testando algumas transmissões em 8K desde 2012, durante os jogos olímpicos e paraolimpicos de Londres, porém o ápice será a transmissão completa das Olimpiadas do Japão em 2020. 

Com todo esse alvoroço que se inicia em relação ao 8K, as vendas dos televisores 4K deve subir. De acordo com Raymundo Barros, diretor geral de tecnologia da Globo, as vendas de televisores em 4K devem se aproximar ás dos aparelhos HD em meados de 2007, que foi o ano que essa tecnologia começava a se espalhar.

Alguns pesquisadores dizem que o 8K irá ser extramamente benefico para o campo da mediciona. Com uma câmera endoscópia 8K será possível que os médicos possam realizar operações ainda mais precisas. Graças as imagens superpoderosas geradas por essas câmeras também será possível identificar células cancerosas em um estágio inicial.

Além do preço, que com certeza será absurdamente alto em sua fase inicial, a industria terá que criar toda uma logística para aderir ao 8K. Principalmente em relação a largura de banda para uma transmissão ou memória para armazenamento. Os números são íncriveis, 1 minuto de um vídeo 8K exige mais de 100 GB de espaço para o armazenamento. 

A impressão que fica nesse primeiro momento é que o 8K é mais um fenomeno de marketing do que uma grande utilidade para as pessoas. Se em diversas áreas, como a medicina realmente tenha uma utilidade real, para o consumidor final não passa de mais um upgrade, como muitos outros. 

O Japão está correndo atrás do 8K justamente pela realização dos jogos olímpicos de 2020, para ostentar e cravar como o país da tecnologia, que está a frente no que tem de mais recente nestes termos. 

Qual a sua opinião sobre mais esse novo conceito em TVs e resolução que irá chegar ao mercado? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X