Primeiros HDs com a tecnologia HAMR serão limitados a 4 TB de capacidade

Primeiros HDs com a tecnologia HAMR serão limitados a 4 TB de capacidade

A Seagate anunciou que os primeiros discos rígidos com a tecnologia HAMR irão oferecer capacidade máxima de 4 TB. Com a tecnologia Heat- Assisted Magnetic Recording (gravação magnética térmicamente assistida), a Seagate aposta em um laser térmico que aquece a placa antes do início do processo de escita. 

Com esse processo seria possível armazenar mais informações em cada um dos pratos do HD. A primeira vista com essa tecnologia a impressão que fica é que os HDs poderiam ter uma capacidade de armazenamento superior aos 4 TB, porém a Seagate cravou somente este valor nessa primeira fase do projeto, porque os lasers atuais são mais expessos que as cabeças de gravação tradicionais.

Mesmo com a popularização dos SSDs, as inovações para os Discos Rígidos não irão parar nem tão cedo. De acordo com alguns estudos as tecnologias envolvendo a gravação magnética irão se estender até 2025, a Advanced Storage Technology Consortium (ASTC), que reune diversos fabricantes de discos rígidos, diz que expectativa é que a capacidade dos discos rígidos ultrapasse os 100 TB num período de 10 anos.

Os primeiros protótipos de HDs com a tecnologia HAMR são esperados para o final de 2016 ou início de 2017.

Fonte(s): Kitguru

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X