IBM inova e anuncia o primeiro microprocessador com arquitetura de 7 nm

IBM inova e anuncia o primeiro microprocessador com arquitetura de 7 nm

A toda-poderosa IBM anunciou o microprocessador mais potente da história, além de apresentar um desempenho de até quatro vezes superior aos chips atuais, o processo de fabricação é baseado em 7nm, um avanço e tanto em relação aos atuais 14nm. 

Este novo chip é fruto de um investimento de 3 bilhões de dólares, em uma parceria público-privada do estado de Nova York, a IBM e outras empresas como Samsung.. Este consórcio internacional está sendo constituido para a produção de chips avançados. 

Para este grande avanço no processo de litografia, a IBM utilizou o sílicio-germânico, em vez do silício puro. Com essa mudança a companhia conseguiu que os transistores possuam um maior nível de mobilidade e menor consumo de energia. Para a fabricação desses novos chips será necessário o desenvolvimento de novas técnicas e novas máquinas EUV (luz ultravioleta extrema).

A IBM está muito confiante em relação aos frutos que a produção de chips baseados em sílicio-germânico pode acarretar. A empresa acredita que através desse método será possível o desenvolvimento de microprocessadores com mais de 20 bilhões de transistores. 

O grande dilema agora fica em relação à posição da indústria de semicondutores em relação a esse novo método e a previsão de quando este chip poderá se tornar um produto comercial. A própria indústria está encarando aos poucos essa transição dos chips, tanto que os planos atualmente é passar dos 14 nanõmetros para 10 nanômetros. Tanto a IBM como a Intel, que é outra companhia que está lutando para alcançar os 7nm, deixam em aberto todo o hyper que está sendo criado em relação a esses chips. Ambas as empresas se recusam a especular quando poderão começar a produção comercial de chips como este. 

Outra companhia que entrará nessa briga é a Taiwan Semicondutor Company, que disse que planeja começar o produto-piloto de chips baseados em 7nm antes de 2017. No caso da IBM infelizmente ainda não há uma posição em relação ao ínício da produção do chip.

Fonte(s): New York Times

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X