Falha de segurança do Adobe Flash Player afeta Windows, Mac OS e Linux

Falha de segurança do Adobe Flash Player afeta Windows, Mac OS e Linux

Há alguns anos que o Adobe Flash Player não é bem visto por grande parte das companhias e seus respectivos representantes. Em 2010 por exemplo Steve Jobs já decretava o Flash Player como um grande problema e que estava sendo bloqueado completamente nos dispositivos da Apple, de acordo com o finado executivo, o produto da Adobe “colocava em risco a confiabilidade, durabilidade e segurança dos produtos da Apple”.

Alguns anos se passaram e estamos aqui novamente citando o Flash Player e dessa vez através de uma verdadeira guerra contra o plugin. Pesquisadores do Hacking Team descobriram novas falhas de segurança no Flash Player que podem ser exploradas pelos atacantes para a instalação de malwares nos computadores de suas vítimas.

Os problemas podem afetar computadores com sistema Windows, Mac e Linux. Com mais essa constatação a “moral” do Flash Player tende a cair ainda mais, devido aos seus grandes problemas e a projeção do HTML5.

As vulnerabilidades que começaram a serem noticiadas no dia 13 de julho podem ser exploradas diretamente na versão 18.0.204 ( pode ser explorada também nas versões anteriores) do Flash Player. Como medida de segurança a Mozilla anunciou o bloqueio do plugin da Adobe em todas as versões do Firefox. 

Mark Schmidt que é o responsável pelo suporte da Mozilla é um dos grandes defensores da extinção do Flash Player, assim como Alex Stamos, chefe de segurança de segurança do Facebook que “assina embaixo” em relação quando se trata dos empecilhos gerados pelo plugin. Stamos alega que problemas de segurança estão cada vez mais frequentes com o produto da Adobe.

Logicamente a Adobe está correndo atrás do seu prejuízo e já disponibilizou correções de segurança para as falhas encontradas pelo Hacking Team. De acordo com a Adobe esse grande trabalho de correção contou com o apoio de grandes nomes de empresas de segurança, como por exemplo oDhanesh Kizhakkinan da FireEye e Peter Pi da TrendMicro.

Os esforços da Adobe em salvar o Flash estão a todo vapor, porém as próprias companhias de segurança já colocam em cheque o plugin a muito tempo. Uma delas é a McAfee que no mês passado observou que os ataques contra a plataforma da Adobe apresentou um aumento de 300%.

A campanha contra o Flash Player cada vez ganha mais adeptos, existe até um site intitulado Occuy Flash ( que tem até uma versão em português) que incentiva o usuário a desativar o plugin em seu computador e até oferece alternativas para começar a se acostumar sem ele. Como por exemplo a dica de utilizar o Youtube através do HTML5, esquecendo literalmente do Flash.

A nova versão do Flash Player que apresenta as correções de segurança é a 18.0.209 e já está liberada para download. Confira abaixo os links:

Versão para o Internet Explorer
Versão para o Mozilla
Versão para outras plataformas

* No Google Chrome a atualização acontece em conjunto com o navegador.

Nesta versão do Flash Player além das correções para os problemas constatados a Adobe teve o apoio dos engenheiros do Google para adicionar recursos que minimizam diversas formas de ataque. Mark Brand e Chris Evans, do Project Zero do Google destacaram em um post no blog da companhia que medidas como as que estão sendo implantadas acrescentam um grande passo para a segurança do Flash, porém muita coisa ainda precisa ser feita.

Qual a sua opinião em relação ao Flash Player? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X