Imagine que você visite um site de e-commerce e realize a avaliação de algum produto, mas no ato de publicar tal análise você receba uma mensagem dizendo que violou as políticas da empresa, devido a uma possível ligação com o responsável por tal produto, o que seria uma questão antiética aceitável. Mas o grande x da questão é: como está empresa tirou a conclusão de tal ligação?
Esta situação aconteceu com a Amazon, e Imy Santiago, um de seus clientes, foi sumariamente bloqueado por ter feito um review de um e-book de um autor que, de acordo com a gigante do varejo, teria algum grau de parentesco com o usuário em questão. Santiago justificou dizendo que apenas seguiu o autor em mídias sociais após ler seu primeiro livro.
O cliente chegou a conclusão que a Amazon simplesmente está vasculhando as redes sociais dos clientes para entender melhor o comportamento no ato da compra. A Amazon se defende com a seguinte nota:
“Temos uma política de longa data de não comentar em relação as contas dos usuários e nem em suas avaliações. No entanto, quando detectamos elementos dos comentários estejam ligados aos mesmos elementos do autor, concluímos que esse review afeta a confiança do cliente e então removemos o comentário.
Temos construído mecanismos, tanto manuais como automatizados ao longo dos anos para detectar e remover comentários que violem nossas diretrizes. Nós continuamos encorajando que os autores continuem construindo sua rede e comunidade normalmente. Isso não afeta as avaliações dos clientes”.
Fonte(s); Engadget
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