[Computex 2015] Intel apresenta o Thunderbolt 3

[Computex 2015] Intel apresenta o Thunderbolt 3

Como havíamos noticiado aqui no Hardware.com.br a Intel iria apresentar a terceira versão do Thunderbolt durante a Computex 2015, e felizmente isso se confirmou. A gigante dos microprocessadores revelou a nova versão da interface prometendo transferência de dados de até 40 Gbps! À título de comparação, o USB 3.1 conta com taxa de transferência máxima de 10 Gbps. Uma diferença enorme! Além disso, a empresa anunciou uma  grande novidade, que é o uso do conector USB do tipo C. A iniciativa de adotar o USB claramente é para que dispositivos com compatibilidade com o USB 3.1 que utilizam o conector do tipo C também suportem o Thunderbolt. Antes a interface usava os Mini DisplayPorts.

Um gráfico divulgado pela Intel mostra a evolução do Thunderbolt em relação ao USB. A primeira versão do Thunderbolt já contava com com taxas de 10 Gbps, que é o valor que o padrão mais recente do USB alcança. Depois eles dobraram essa taxa e agora chegaram aos 40 Gbps.

Com o novo padrão será possível enviar imagem para até dois monitores 4K ao mesmo tempo com frequência de 60 Hz, sem a necessidade de compressão. Será possível alimentar também um monitor 5K na frequência de 60 Hz. 

Os primeiros aparelhos compatíveis com o Thunderbolt 3 provavelmente devem ser anunciados até o final do ano, chegando ao mercado nos primeiros meses de 2016. Vamos aguardar.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X