RedeTV E-Games traz uma proposta interessante porém estreia recheado de erros

RedeTV E-Games traz uma proposta interessante porém estreia recheado de erros

Estamos vivendo completamente numa era de reboot, a moda é retornar com atrações e apostas que deram certo no passado. Isso é frequente no mundo dos quadrinhos, cinema e principalmente na TV. Uma das atrações que no passado trazia bons índices de audiência e estava presente na grade das emissoras eram os programas destinados a games, mas que aos poucos foram sumindo e ficando restrito aos canais fechados. 

Mas aproveitando todo o sucesso em torno do e-sports e essa legião de pessoas que acompanha as transmissões de jogos, principalmente do gênero MOBA com inúmeras equipes constituindo-se para competir por prêmios em dinheiro em diversos campeonatos ao redor do globo. Nada melhor do que ter novamente um programa sobre esse gênero em algum canal da televisão aberta.

E a RedeTV apostou nessa ideia, e lançou hoje o RedeTV E-Games, as 18:30 que claramente está querendo trazer esse grande público que aumenta a cada ano e transformar em audiência nessa faixa de horário de fim de tarde. O grande problema é que mesmo com uma boa fórmula, esse programa de estreia cometeu alguns erros que foram cruciais para o andamento da atração. 

O E-games conta o comando da apresentadora Cláudia Carla que é considerada a “musa dos games” e tem uma vasta carreira como atriz e chegou até a ser apresentadora do GameTV. Além da Cláudia como âncora, há Juelien de Lucca mais conhecido pelo nick de “Xuminator e pelo seu excelente trabalho como narrador de partidas do Starcraft. Além de Felipe Della Corte que eu confesso que não conhecia, mas procurando um pouco sobre, descobri que ele tem uma boa credibilidade no cenário de e-games devido ao seu conhecimento e participação no programa Login da TV Cultura e no canal noYoutube Fatality.

Julien de Lucas, Cláudia Carla e Felipe Della

Ao decorrer dos 45 minutos de programa Claudia até tentou mostrar alguma sinergia com os convidados que lá estavam, mas o resultado foi sofrível. No palco estava Carla, Julien, Felipe alguns youtuber e gamers, duas bancadas com as equipes Paingaming e Swag  que estavam disputando uma partida de Dota 2 ao vivo que foi transmitida via internet com narração e tudo, ao estilo campeonato mesmo, uma decisão acertada da RedeTV em fazer frente nas duas mídias. Além de um DJ, intitulado Katatau que comandava a playlist do programa.

Bom, voltando aos apresentadores, a interação ficou bem ruim, Cláudia até que se esforçou, é carismática mas era nítido o nervosismo ao decorrer do comando do programa, o que ocasionou alguns erros em pronúncias como por exemplo da HyperX que é um dos parceiros do programa, Claudia soltou um Hiperx, algo assim, bem fora do que os conhecedores da marca entendem como a pronúncia correta. A apresentadora até mencionou que os internautas estavam desferindo críticas sobre o ocorrido no Facebook, e com bom humor Cláudia soube sair da situação.

Além desses pequenos erros, nas tentativas de interação com os convidados, Cláudia não conseguiu extrair muitas informações dos mesmos, devido a própria introspecção dos convidados. No final do programa por exemplo a apresentadora tentou convencer que os jogadores de Dota 2 que lá estavam dançassem ao som do DJ Katatau, mas ninguém se prontificou a dançar, deixando a apresentadora em uma “saia-justa”. 
Mas claro que como hoje era a estreia então esses problemas de posicionamento ou quando tentar alguma ação com os convidados deverá ser revisado pelo diretor do E-Games. 
Em relação as matérias, algumas foram bem interessantes como a própria Cláudia visitando o QG da equipe de e-sports Paingaming, trazendo informações bem relevantes em relação ao processo de treinamentos dos “e-atletas”, número de pessoas que assistem uma competição desse tipo, e etc.

Outra boa matéria foi em relação aos principais lançamentos que irão ocorrer no universo dos games ainda em 2015, e também uma entrevista com a autora Christie Golden que faz sucesso com livros baseados em games. O ponto mais baixo de toda a tração foi um quadro chamado “piadas nerd”, aliando culinária com assuntos relacionados ao conteúdo nerd que foi simplesmente sem graça nenhuma, talvez nos próximos programas venha algo que seja realmente engraçado mas a princípio foi o pior momento da atração. 

Organização é a palavra que os responsáveis do E-Games da RedeTV precisam aplicar nas próximas edições. Como o programa é ao vivo e quer atuar em um ritmo frenético que gira em torno de redes sociais, interação com convidados, matérias e campeonato ao vivo de jogos em apenas 45 minutos, tudo precisa ser muito bem distribuído, e infelizmente ficou devendo nesse aspecto. Em um momento por exemplo a apresentadora divulgou o Skype do E-Games, e alguns minutos depois tentou ler alguns comentários que estavam rolando no Twitter, mas foram tantas requisições de chamadas viaSkype ao mesmo tempo que quase ocorreu uma espécie de ataque DDOS durante o programa. O que demonstra uma falta de organização em que pontos explorar durante a atração.

Um novo programa sobre games tem tudo para dar certo na televisão aberta, ainda mais no momento de ebulição dos atletas e competidores que cresce ano a ano Estou acreditando que o E-Games da RedeTV conseguirá emplacar mas para isso precisa sofrer um direcionamento melhor para não cansar a paciência do telespectador. 
O programa vai ao ar todo sábado as 18:30 horário de brasília então vamos dar uma força para o programa, para que a audiência consiga bons índices e que não seja somente mais um programa passageiro na TV e sim mais uma fonte de informação para todos nós. 
Você assistiu a estreia do E-Games? O que achou ? Deixe seu comentário e caso tenha perdido assista abaixo o programa na íntegra.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X