Pesquisadores afirmam que o reset de fábrica do Android não apaga definitivamente os dados

Pesquisadores afirmam que o reset de fábrica do Android não apaga definitivamente os dados

Cerca de 500 milhões de dispositivos Android não estão completamente “limpos” após uma restauração das configurações de fábrica (reset).  Essa foi a conclusão que pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, obtiveram após uma série de testes. Com essa “falha”, seria possível recuperar as credenciais e login, mensagens de texto, e-mails e contatos.

OS pesquisadores chegaram a essa conclusão após realizar testes com 21 dispositivos de fabricantes diferentes em diferentes versões do Android que iam da 2.3 até a 4.4.  Até arquivos criptografados também puderam ser restaurados.

Durante os testes, alguns dados sensíveis foram recuperados, como por exemplo imagens, e-mails e até logins em aplicativos como o Facebook. Segundo os pesquisadores, esse resgate de dados em 80% dos dispositivos testados acontece porque alguns fabricantes não incluem drivers necessários para realizar uma limpeza nos chips de memória flash.

Ainda não há nenhuma informação se o Google ou os fabricantes estão trabalhando em alguma correção para esse problema.

Fonte(s): Ars Techica

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X