ONU propõe que a criptografia e o anonimato na internet seja um direito

ONU propõe que a criptografia e o anonimato na internet seja um direito

Um relatório escrito pelo comissário David Kaye e que será apresentado no conselho de direitos humanos da ONU no mês que vem, descreve que a segurança digital e privacidade são essenciais para manter a liberdade de opinião e expressão à nível mundial, além de advertir que os grandes problemas de invasão de privacidade podem ser minimizados se parte dos países cessarem a questão de backdoors nos softwares e dispositivos.

Kayne diz explicitamente que as ferramentas de criptografia garantem o anonimato proporcionado a privacidade e segurança necessária para o exercício do direito à liberdade de opinião e de expressão na era digital.

O relatório apresentado é muito enfático em relação às nações que a cada dia aumentam os números de artifícios para o monitoramento de grande parte da população. De nada adianta aplicar medidas de segurança se os softwares e dispositivos utilizados vieram com falhas que podem ser exploradas pelos “atacantes de terno e gravata”.

O diretor do FBI, James Comey e o chefe administrativo da NSA, Michael Rogers, dizem que o crescimento e uso da criptografia poderia tornar mais difícil o rastreamento de criminosos. Kay rebate dizendo que esse tipo de pensamento resulta numa insegurança para todos que utilizem criptografia como um bem legal.

Kaye ainda destaca que a criptografia é vital para os jornalistas, ativistas e pessoas comuns ao redor do mundo. O relatório da ONU deixa claro que os estados devem evitar qualquer medida para enfraquecer a segurança enquanto os usuários estão online, como por exemplo, as temidas brechas de segurança e chaves mestras de baixo nível.

Milhões de pessoas dependem de ferramentas de criptografia ou de navegação anônima como o Tor para garantir que possam se comunicar de forma mais tranquila e buscar informações”, disse David Kane. 

Qual a sua opinião sobre isso? De um lado os governantes e serviços secretos almejam a implementação em massa de backdoors para um controle maior sobre terroristas e possíveis ameaças à nação, do outro lado há toda uma massa de usuários que clama por uma neutralidade na rede. Qual seria a solução para esse imbróglio? Deixe seu comentario abaixo.

Fonte: The Washington Post

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X