MIT desenvolve robô capaz pular obstáculos de até 45cm durante corrida.

MIT desenvolve robô capaz pular obstáculos de até 45cm durante corrida.

A robôtica é um campo em franca evolução e que nos surpreende a cada nova pesquisa e desenvolvimento feito. E uma dessas grandes descobertas mais recentes que impressiona é um robô intitulado “Cheetah“, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachssets, o MIT. O robô, que lembra um Guepardo (por isso o o nome Cheetah), traz uma particularidade impressionante e ao mesmo tempo assustadora – enquanto corre o robô consegue atingir uma velocidade máxima de até 8 Km/h e pular barreiras de até 45 centímetros de altura.

A parte assustadora desse novo avanço da robótica fica a cargo das pessoas que irão operar esses robôs e as diversas modificações e avanços que uma máquina como essa ainda terá. O mecanismo utilizado para que o Chettah salte é similar a forma como o ser humano lida com obstáculos. Um conjunto de lasers detectarão a barreira fazendo com que o robô começe a realizar estimativas relacionadas a distância e tamanho do objeto para conseguir a força necessária para pular.

Durante os testes que você poderá acompanhar no final dessa publicação, o Cheetah foi colocado em uma esteira de quato metros com os osbstáculos colocados a uma distância de um metro do robô. O aproveitamento foi de 70%, um número muito bom, considerando que o projeto deverá sofrer melhorias.

Confira abaixo o vídeo do Chettah e deixe seu comentário sobre mais esse grande avanço que irá refletir com certeza em nosso futuro.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X