Google apresenta o Android M

Google apresenta o  Android M

Finalmente a edição 2015 do Google I/O começou, e este ano o evento destinado a desenvolvedores realmente possui belos atrativos para chamar a atenção do grande público e mídia, já que o tão aguardado Android M, seria revelado, e felizmente isso se concretizou. O Google apresentou hoje a versão preliminar do seu novo sistema móvel, que aliás já pode ser baixado no Nexus 5, 6 , 9 e Nexus Player. A versão final destinada ao grande público estará disponível no terceiro trimestre.

Durante a apresentação, Dave Burke (vice-presidente de engenharia do Google) e Sundar Pichai (vice-presidente sênior do Android, Chrome e Apps) demonstraram as principais novidades que estarão presentes no Android M. Fizemos um compilado do que você precisa saber sobre o novo sistema, confira abaixo:

Pontos principais:

  • Maior autonomia de bateria
  • Suporte nativo para leitores de impressão digital
  • Permissões de aplicativos
  • Android Pay
  • Suporte ao USB do Tipo-C
  • Melhorias na navegação Web
  • “O sistema mais polido do Google”

Vamos agorar destrinchar cada uma das novidades do Android M, que foram comentadas durante a keynote do Google no I/O:

Maior autonomia de bateria: 

Um dos itens mais almejados pelos desenvolvedores do Google e seus usuários é em relação a autonomia de bateria do Android e, de acordo com a gigante das buscas, o Android M terá um recurso intitulado “Doze”, que realiza um gerenciamento mais inteligente do uso da bateria. Esse recurso trabalha diretamente com a detecção de movimentos, congelando os apps quando o smartphones não estiver sendo utilizado. De acordo com o Google, com essa manobra é possível reduzir o consumo de bateria em até 50%.

Os planos do Google é simplesmente cortar o processamento de qualquer aplicativo que utillize os sensores de movimento. A medida cabe apenas a uma faixa de aplicativos, para que os apps que sejam de alta prioridade continuem ativos. Em testes realizados pelo Google com o tablet Nexus 9, o Android M garantiu uma duração de bateria de até duas vezes maior que o Lollipop.

Suporte nativo para leitores de impressão digital:

Leitores de impressão digital e outros sistemas biométricos serão suportados nativamente pelo Android M. Com isso, ficará muito mais fácil a implementação por parte dos fabricantes. A biometria já era utilizada no Android, mas para isso era necessário algumas alterações feitas pela Samsung e Motorola por exemplo.

Permissões de aplicativos:

Essa foi uma das novidades mais enfatizadas pelo Google durante a sua apresentação. Com essa modificação no modo de permissões, o usuário poderá aceitar ou recusar gradativamente as permissões de acesso de alguns apps. Durante o evento, para elucidar o recurso, o Google utilizou o WhatsApp. No ato da instalação, em vez de você autorizar de uma só vez as permissões, será possível ativá-las em momentos específicos. No caso do áudio do WhatsApp, somente será necessário a permissão do uso do microfone do aparelho quando o recurso de mensagens de áudio for utilizado.

Android Pay:

Obviamente, o Google não deixaria de investir novamente em uma plataforma de pagamentos móveis, e nada melhor do que um novo sistema com recursos nativos de biometria para lançar isto. O Android Pay é a nova plataforma do Google de pagamento que traz uma forte integração com emuladores de cartões, internet e NFC. A nova plataforma será aberta, não exigirá autenticação e será suportado nativamente no Android M, mas também poderá trabalhar com terminais mais antigos equipados com o KitKat e Lollipop.

O Android Pay estará disponível em 700 mil lojas, mas por enquanto somente nos Estados Unidos. Diversos nomes de peso já estão associados com o Android Pay como Target, Subway, Best Buy, McDonald’s, Nike, etc.

Esse novo sistema de pagamento é claramente uma evolução do Google Wallet, que não se tornou nenhuma “mania” mundial, mas com o Android Pay o Google pensa em trazer uma maior simplicidade e consequentemente mais adeptos.

Suporte ao USB do Tipo-C:

O Android M terá suporte aos cabos USB do tipo-C. Com este tipo de conexão, os usuários poderão ter uma transmissão de energia além dos dados, além de permitir que alguém utilizasse o smartphone para carregar outro dispositivo.

Melhorias na navegação Web:

O Android M irá incorporar de vez o Google Chrome como o navegador padrão para aplicações destinadas a web. A nova experiência de navegação envolve as “abas personalizadas”, trazendo os mesmos recursos do Chrome de desktop de memorização de senhas e dados.

Outro recurso interessante de navegação que o Google apresentou é o “apps links”, que integrará um link diretamente com o seu aplicativo correspondente, formando um ponto seguro entre eles. Durante a apresesentação o Google utilizou o Twitter como exemplo. Ao clicar em um link que aponta para o mcroblog, ele poderá ser aberto automaticamente no aplicativo oficial do Twitter. Então, em vez se questionar o usuário com qual aplicação será necessária para abrir determinado link, o Android irá reconhecer que o app do Twtiter é a melhor opção neste caso.

“O sistema mais polido do Google”:

Isto em si não é uma novidade, mas é um ponto a ser destacado. Ao que parece, como a Microsoft está conduzindo o WIndows 10, o Google quer levar o Android M para um caminho da polidez, eliminando problemas do passado. Erros recentes, que aconteceram até no recente Android 5.0, a príncipio serão anulados com essa nova versão. É mais uma tentativa do Google para angariar mais usuários para o seu sistema.

Várias marcas já anunciaram a atualização do seu terminais para o Android M, como por exemplo a HTC com o One M9 e a Samsung com o Galaxy S6, S6 Samsung Galaxy Edge.

David Buke disse que a missão do Android M é voltar ao básico, aos pontos que tornaram o sistema um sucesso, ir além de um design e focar justamente no que interessa que é a produtividade e estabilidade. 

…………….

Caso você queria baixar o Android M em sua versão para desenvolvedores e tenha um aparelho Nexus, é possível. Confira abaixo os links para download:

Você  gostou das novidades? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X