Edward Snowden: Espionagem em massa já é uma realidade

Edward Snowden: Espionagem em massa já é uma realidade

Como você deve ter lido aqui no Hardware.com.br noticiamos que a NSA espionou a Europa com a colaboração da Alemanha, mais precisamente com o BND serviço secreto alemão. Tudo foi arquitetado para que a NSA conseguisse vasculhar diversas empresas e políticos da Europa de alto escalão. 

O ponto a ser destacado aqui é que além da espionagem acontecer nesse conchavo entre as duas agências, tudo estava sendo arquitetado sem a participação dos governantes. Angela Merkel que é a chanceler alemã foi descobrir esses pedidos da NSA ao BND em março deste ano, sendo que as requisições da agência americana estavam acontecendo desde 2005. 

Com todo esse problema, 62% dos alemães acreditam que esse escândalo prejudicou a credibilidade de Angela Merchel, Tentando limpar sua barra, Merchel disse que irá falar com quem for e aonde for para desvendar tudo sobre a “amizade entre as agências”.

Angela Merkel, chanceler Alemã

Antes que você comece a pensar que essa história de que o governante está por fora do que está acontecendo é mentira, vamos colocar na roda Edward Snowden o ex-consultor e grande delator da NSA que em 2013 por exemplo já apontava os grampos feitos ao celular da chanceler alemã, por parte de Washington, que fazia parte de um dos esquemas de vigilância global. 

Recentemente Snowden em entrevista a revista “Der Spiegel” levantou uma hipótes einteressante envolvendo essa aliança entre as agências. Snowden aponta que a vigilância em massa é uma realidade. A prática de espionagem industrial e os serviços de inteligência trabalham fora do controle dos representantes da sociedade e da justiça. 

O ex-consultor da NSA só reforçou aquela velha tese de que o representante de alguma nação é o mais desinformado de tudo que realmente acontece. Isso pode parecer patético mas é uma grande realidade, e ainda mais quando se trata de espionagem industrial. Segundo Snowden, os analistas da NSA podem inserir qualquer tipo de seletor sem passar primeiro por um processo de aprovação. Só na sequência, caso seja constatado algo, é feito o pedido. 

O principal suspeito dessa parceria entre NSA e BND é o ministro do interior, Thomas de Maiziére, mas claro que ele fez questão de negar tudo, e enfatizou que não houve nenhum erro. Merkeladmitiu que o BND apresenta falhas e se mostrou disposta a colaborar com a comissão de investigação para estudar a fundo o caso. 

Como Snowden disse, se antes as revelações que apontavam o dedo na cara das agências era considerado um devaneio e colocava em xeque a credibilidade de quem dizia, hoje está tudo escancarado e aberto. E trazendo para o nosso mundo, o da tecnologia é o reflexo do que temos enfrentado nos últimos anos, com dispositivos que saem de fábrica com brechas de segurança que podem ser exploradas pelas agências. E o pior disso tudo é que essas brechas são plantadas pela própria agência ou pelos próprios fabricantes que em um jantar de negócios passam horas gargalhando sobre os consumidores cada vez mais controlados

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X