Robôs com personalidade? A nova patente do Google está buscando isso

Robôs com personalidade? A nova patente do Google está buscando isso

Se você asistiu ao filme “Eu, robô” (I, Robot; 2004, Fox), que é baseado no livro do gênio da ficção científica Isaac Asimov, deve se lembrar de toda a rusga que o detetive Spooner, personagem interpretado por Will Smith, tinha em relação aos robôs. Ele afirma, em certa parte do filme, que robôs não passam de fios e engrenagens que não têm sentimentos e nunca irão se comparar a humanos. Ao decorrer do filme aparece o robô Sony, que é bem diferente em relação as outras máquinas, com carecteristicas próprias, e tomando decisões que os outros robôs no filme não conseguiam.

Com a nova patente registrada pelo Google esses elementos cognitivos fora da média que o Sony apresentava no filme podem virar realidade daqui a algum tempo. Simplesmente porque a nova patente envolve maneiras de adicionar personalidade aos robôs (aproveite para ler o nosso artigo onde debatemos se as máquinas irão tomar o controle sobre os seres humanos).

A ideia do Google é que no futuro os robôs possam ter múltiplas personalidades, imitando pessoas vivas ou até que já morreram. Uma espécie de “reencarnação artificial”.(bem doido isso, eu sei). Mas em vez da teoria da reencarnação convencional que envolve a alma, o método do Google envolveria a personalidade.

A patente descreve maneiras para que, por exemplo, os dispositivos móveis e robôs incorporem sensores que poderão ser usados para criar um perfil de personalidade que pode ser selecionado pelo próprio usuário ou pelo robô com base em determinadas circunstâncias.

Outro ponto curioso (assutador) da patente, deixa claro que o robô pode ser programado para assumir a personalidade de uma pessoa do mundo real, de algum ente querido falecido ou celebridade, por exemplo. E através dessa possibilidade de assumir a personalidade o robô simplesmente conseguirá ter os traços de caratér da pessoa que a máquina está imitando.

A patente explora a possibilidade de distribuir personalidades aos robôs tanto via hardware quanto via software. Imagine um site intitulado “personalidades para o seu robô”. Você acessa a página e aparece uma lista imensa com dezenas de personalidades e todas com um botão de “clique aqui para baixar“. Chega a ser hilário, mas isso talvez vire uma realidade.

O Google pretente ir ainda mais longe com esse projeto, oferecendo a essas personalidades artificiais a capacidade para reagir a diversas situações, assim como o ser humano faz. Podendo ajustar a personalidade do robô de acordo com o momento.

Caso você queira conferir tudo sobre essa patente do Google, clique aqui.

O que achou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X