Pesquisadores de Stanford testam baterias de alumínio que recarregam em 60 segundos

Pesquisadores de Stanford testam baterias de alumínio que recarregam em 60 segundos

Pesquisadores da renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, iniciaram uma série de testes com baterias de alumínio que possuem um tempo de recarga extremamente curto, de impressionantes 60 segundos!

Essas baterias são baseadas em dois materiais: alumíniografite. Através da união desses dois materiais foi possível construir essa bateria com excelente tempo de recarga, além de outro ponto positivo: baixo custo de produção. Isso resultará também em um preço mais baixo para o consumidor final.

E se você acha isso pouco, ainda há outros dois fatores muito importantes dessas novas baterias. O primeiro envolve a segurança. Diferentemente do lítio que é altamente reativo, as novas baterias baseadas em alumínio e grafite não teriam qualquer risco de explosões. Mesmo em casos de superaquecimento ou perfuração o risco de explosões está descartado.

O segundo ponto é que com essa nova tecnologia a bateria suportará milhares de ciclos de carga sem perder a capacidade. Sabe aquela sensação que a bateria do seu smartphone está durando menos do que quando você comprou? Então, com as novas baterias esse problema seria minimizado. 

A Universidade destaca que baterias de alumínio desenvolvidas em outros laboratórios resistiram em média a 100 ciclos de carga e descarga, enquanto essa nova solução de Stanford conseguiu resistir a mais de 7.500 ciclos de carga sem qualquer perda de qualidade. Só para você ter uma ideia, uma bateria de íon-lítio dura cerca de 1.000 ciclos. 6.500 ciclos a menos que a nova bateria de alumínio e grafite.

Claro que nem tudo é perfeito. Diferentemente das baterias atuais, a nova solução testada pela Universidade de Stanford possui uma potência mais baixa. A tensão de saída é cerca de 50% menor que as de íon-litio tradicionais. Claro que esse problema pode ser resolvido através de alguns ajustes no grafite do cátodo.

Ainda não há nenhuma previsão de quando as novas baterias possam chegar aos dispositivos, mas os pesquisadores estão esperançosos em lançar em breve. Vamos aguardar.

Confira abaixo o vídeo dos estudantes de Stanford demonstrando a nova bateria.

Gostou da ideia? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Stanford

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X