NSA espionou a Europa com a colaboração da Alemanha

NSA espionou a Europa com a colaboração da Alemanha

Mais um escandalo envolvendo a agência de segurança americana a NSA. A bola da vez envolve um processo de espionagem da agência contra os políticos e empresas europeias, e como existe aquela velha frase “só se é traido pelos seus”, um dos páises da Europa teria ajudado nesse processo de espionagem. A colaboração dessa sujeira teve a participação do Bundesnachrichtendienst (BND), o serviço de inteligência alemã.

Essa “parceria degenerativa” entre o BNS e a NSA teria começado em meados de 2005, quando o serviço de espionagem alemão recebeu da NSA um pedido de informações confidenciais de alguns políticos e empresas na Europa. Tudo funcionou basicamente assim: Oi BND aqui é da NSA, tenho uma listinha aqui de alguns políticos e empresas que não nos agradam e queriamos que vocês nos passasem algumas informações sobre eles”. Vergonhoso como sempre, como tudo que envolve a NSA.

Embora solicitações desse tipo violem inteiramente as regras da Alemanha, o BND não impediu qualquer tentativa para impedir a NSA de ter esses dados, munindo a agência americana com informações confidenciais. 

Todo esse escândalo veio a tona graças a revista alemã, Der Spiegel, que relata que essa espionagem já se arrasta há algus anos. Outros jornais alemães apontam que a NSA enviava diversas informações dessa lista relacionada a número de telefones, endereço de e-mail e IPs e o BND comparava com o que a Alemanha já havia coletado. 

Calcula-se que 800.000 pedidos foram solicitados pela NSA.  Somente em 2013 o BND já havia fornecido informações de mais de dois mil alvos que iam totalmente contra os interesses da Europa e da Alemanha. Isso incluía a Companhia Europeia de Defesa Aeronáutica e Espacial da Alemanha e políticos europeus

E tudo estava acontecendo na surdina, já que a chanceler alemã, Angela Merkel, foi descobrir essas solicitações de pedidos da NSA em março deste ano. A agência estava agindo de foma secreta até mesmo de sua chanceler. 

Com certeza cabeças irão rolar…..

Fonte(s): Ars Techina

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X