Noruega anuncia que irá desativar completamenteos os serviços de rádio FM em 2017

Noruega anuncia que irá desativar completamenteos os serviços de rádio FM em 2017

A Noruega anunciou que em 2017 irá desativar completamente os serviços de rádio FM em seu território. Com esse anúncio, a Noruega se credencia como o primeiro país a abandonar as ondas de frequência modulada. 

Vários países da Europa e Sudeste Asiático também estão com planos semelhantes. O ministro da Cultura da Noruega, Thorhild Widvey, formalizou um plano de transição para a troca das rádios FM convencionais, providas através do espectro de 88 a 108 MHz para a rádio digital, que irá se tornar o padrão nacional.

O novo padrão será o DAB (Digital Audio Broadcasting), que irá oferecer às emissoras de rádio maior capacidade de difusão, alta qualidade e otimização do espectro de radiofrequências.

O usuário final irá se beneficiar com a utilização do DAB por que os níveis de qualidade na recepção do sinal serão bastante elevados. A qualidade equipara-se a de um CD de áudio, por exemplo. Widvery explica que com o DAB os ouvintes terão acesso ao conteúdo de rádio mais pluralista, além de aproveitarem uma melhor qualidade de som e novas funcionalidades. “A digitalização também irá melhorar o sistema de emergências, facilitar o aumento da competição e oferecer novas oportunidades para inovação e desenvolvimento“, completa Widvery.

Os custos de implementação e as frequências são favoráveis ao DAB. Na Norguega as rádios FM possuem 5 frequências, o DAB conta 22 frequências e o custo de implementação é oito vezes menor que a análogica (FM).

O DAB na Noruega já está disponível desde 1995 e em 2007 foi lançada uma versão aprimorada que é o DAB+. E caberá as emissoras de rádio escolherem entre uma padrão e outro.

Claro que nem tudo vai ser bom para o usuário final, mesmo com a promessa de ter o mesmo preço ou ser mais baixo que os dispositivos FM, para o novo padrão será necessários novos aparelhos com suporte ao DAB e DAB+

Fonte: Radio.no

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X