Nokia compra a Alcatel-Lucent por 15.600 milhões de euros

Nokia compra a Alcatel-Lucent por 15.600 milhões de euros

Para quem pensou que a Nokia sumiria do mercado depois de vender sua divisão de comunicação móvel para a Microsoft está enganado. A empresa finlandesa anunciou a aquisição da francesa Alcatel-Lucent por 15.600 milhões de euros. Em dólar, a moeda mais usada no mundo, isso se converte em US$ 16,6 bilhões! Com essa aquisição a Nokia tornou-se a segunda maior fabricante de redes móveis, atrás apenas da Ericsson.

A quota de mercado de telefonia móvel da Alcatel-Lucent é de 35%, superando a Huawei, que possui 20%, perdendo apenas para a Ericsson, que detém 40% de mercado.

O dinheiro investido pela Nokia para essa aquisição saiu da transação com a Microsoft, que atualmente é a responsável por lançar os smartphones Lumia, que outrora eram da Nokia. E o dinheiro em caixa da Nokia irá aumentar já que a companhia está pensando em vender a sua divisão de mapas HERE.

A aquisição total da Alcatel-Lucent pela Nokia deverá se concretizar até o primeiro semestre de 2016, e como de praxe quando acontece acordo entre grandes empresas, haverá uma troca de ações. Com a aquisição, o número de funcionários entre a Nokia e Alcatel-Lucent será de 114 mil colaboradores e receitas resultantes de 26 milhões de euros.

Uma das exigências para que o acordo fosse firmado era manter os postos de trabalho da Alcatel. Na França, por exemplo, a empresa possui 6.000 funcionários em um dos seus postos, e para não gerar uma onda de desemprego gigantesca tudo será mantido como está. Agora é só esperar para vermos quais as novidades que a Nokia pretende com essa aquisição. 

E ai gostou dessa compra da Nokia? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X