Microsoft lança versão mobile do MS-DOS

Microsoft lança versão mobile do MS-DOS

A Microsoft anunciou um novo aplicativo peculiar em sua Store. Se trata simplesmente de uma versão mobile do MS-DOS, o sistema operacional que deu ínicio a todo o império de Bill Gates. Em um vídeo divulgado pela gigante de Redmond, intitulado “Welcome to MS-DOS“, em um tradução literal “Bem-vindo ao MS-DOS”, o gerente de marketing do Microsoft Lumia, Tom Messet diz: “texto em preto e branco nunca pareceu tão bonito“. Uma alusão ao estilo monocromático do MS-DOS.

O aplicativo tem 8 MB e em relação ao funcionamento pude testá-lo num Lumia 920. Ao iniciar o app, rapidamente você terá acesso a área para digitar os comandos, da mesma forma que é feito na versão para computador do MS-DOS e no Prompt de Comando do Windows. Utilizei alguns comandos como o “cd programs”, para acessar a pasta programas e depois um “dir” para listar todos os diretórios. Ou seja, basicamente o mesmo processo do Prompt de Comando  encontrado na versão desktop do Windows atualmente. 

Ao digitar “camera.exe” imediatamente será inicializa a câmera, com estilo bem Minecraft, ou seja, com a imagem pixelizada. E a possibilidade de se alternar entre a câmera frontal e traseira também está disponível.

O momento mais nostálgico foi quando digitei “internet.exe”, comando para inicializar o Internet Explorer no MS-DOS MOBILE. O som da conexão discada começou a ser reproduzido, aquele velho tom de discagem. C:\CLASSICO>_

Alguns outros comandos como o “CD..” para sair da pasta ativa no momento e “CLS” para limpar a tela funcionam na versão mobile do MS-DOS. Pena que alguns outros comandos legais como “CHKDSK” , o famoso checkdisk e “DEFRAG” não funcionam. Ao digitar esses comandos a mensagem “Bad command or file name“, em uma tradução literal “comando ou nome do arquivo inválido”, surge na tela.

Caso você queria testar o MS-DOS MOBILE e se aventurar nessa onda nostálgica, vá até a loja do seu Lumia e procure por MS-DOS MOBILE. Caso você esteja acessando esta notícia pelo smartphone clique aqui e será direcionado automaticamente para o download do app.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X