Microsoft está perdendo dinheiro em cada smartphone vendido com o Windows Phone

Microsoft está perdendo dinheiro em cada smartphone vendido com o Windows Phone

Não temos dúvidas de que o mercado de smartphones é totalmente lucrativ, mas, em alguns casos, pode acontecer o processo inverso. E é justamente isso que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos aponta. A Microsoft está perdendo dinheiro em cada smartphone com Windows Phone que é vendido. É um tanto quanto difícil acreditar nisso, ainda mais depois da companhia ter alcançado um recorde de vendas no Q2 de 2015. 

Nesse último trimestre fiscal, que terminou em 31 de março, as despesas da Microsoft com a sua divisão mobile foram maiores que os lucros. Enquanto o faturamento foi de US$ 1,4 bilhão, as despesas da Microsoft com os seus smartphones superaram em US$ 4 milhões o valor do faturamento. A Comissão calcula que a Microsoft tenha perdido 0,12 centavos de dólar nos 30 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2015.

Na quinta-feira (23/04), em uma teleconferência, Amy Hood, que é Diretora Financeira da Microsoft (CFO – Chief Financial Officer), não mencionou essas quedas da divisão móvel, mas disse que a empresa está reduzindo os custos da divisão. Mesmo que os smartphones Lumia sejam excelentes opções custo x benefício, parece que a coisa está desandando. E com essa crise poderemos esperar smartphones ainda mais enxutos em termos de recursos. Isso é ótimo para o público de entrada ou intermediário, mas faltará poder de fogo para a Microsoft brigar com uma faixa de mercado mais robusta, que ainda prioriza smartphones com recursos de ponta.

Sempre achei a estratégia da Microsoft no tocante à linha Lumia muito interessante, sendo uma válvula de escape no mercado de entrada e mid-end, com bons modelos para o consumidor final. Vale destacar que o Windows 10 está chegando aos smartphones e todo esse ecossistema que a Microsoft irá criar em cima do PC, Xbox One e Windows Phone poderá trazer uma boa margem de lucro para a companhia.

Em sua opinião porque a divisão móvel da Microsoft está enfrentando dificuldades? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Computer World

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X