O marketing em detrimento da qualidade: Dublagem do Mortal Kombat X

O marketing em detrimento da qualidade: Dublagem do Mortal Kombat X

Ontem foi um grande dia para os gamers, provavelmente o melhor dia do ano até o presente momento. Tudo porque foi lançado dois jogos que eram muito aguardados. Um deles não é necessariamente um novo jogo, o GTA V já havia sido lançado, mas a versão de PC, que era muito almejada, foi lançada ontem junto com uma grande novidade: Mortal Kombat X. Esse sim um novo jogo, e que é candidato fácil a melhor jogo de luta dos últimos tempos. 

O novo Mortal Kombat, que está disponível para consoles (com um preço absurdo) e PC, Android e iOS, traz novidades bem bacanas, como novos fatalites, a volta dos brutalities, X-Rays, uma boa história, além de diversas outras novidades. E claro que para trazer o game mais próximo para o mercado brasileiro a localização do jogo não poderia ficar de fora. Dublar o título seria uma jogada inteligente e ao mesmo tempo importante para contribuir ainda mais com o sucesso do jogo por aqui.

E foi justamente isso que aconteceu, o game foi dublado, mas desculpe a expressão, “porcamente dublado”. Depois de ter me recuperado do trabalho pífio do Sr. Roger Moreira, frontman do Ultrage a Rigor na pele do detetive Nick Mendoza de Batlefiled Hardline, agora tenho que aguentar também a cantora Pitty dublando Cassie Cage em Mortal Kombat X. Nada contra nenhum dos dois artistas, mas o resultado final ficou muito, mais muito abaixo do que qualquer gamer esperava.

A grande culpa disso não é do Roger ou da Pitty, eles foram chamados para realizar um trabalho, foram lá e fizeram. O grande culpado, na verdade, são as produtoras/distribuidoras dos jogos, principalmente a Warner, que quer fazer o marketing de determinado lançamento através da promoção de alguma “celebridade” para alavancar as vendas. Isso pode até funcionar para elevar as cifras do título,  mas o resultado final que chegará aos gamers ficará bem abaixo em relação a uma dublagem profissional, realizada por algum ator/dublador com anos de carreira e que daria vida ao personagem, e não apenas faria a leitura das frases de um roteiro.

Tanto no caso do Roger, no Batlefiled Hardline, como da Pitty, em Mortal Kombat X, a impressão que fica é que faltou algum direcionamento para os dois enquanto estavam no estúdio desempenhando suas falas. A apatia e falta de interpretação é gritante. Fora algumas coisas bizarras como, por exemplo, a frase “vou equalizar a sua cara” dita por Pitty em uma das falas de Cassie durante o jogo. Sabe aquela sensação que você de cara pensa: “Nossa essa voz não combina com a personagem!“? É justamente essa a reação ao escutar a Pitty dublando Cassie.

E para não ser tendencioso e culpar somente a Pitty pelo trabalho feito no Mortal Kombat, a equipe de tradução do jogo passou longe de ser eficiente. A quantidade de frases sem nexo e mal traduzidas do áudio original são gigantes. Exemplo como “Não precisa. Eu tenho isso”, que no áudio original seria “I got this“, que na realidade significa “Pode deixar comigo”.

E esse tal frase “Não precisa. Eu tenho isso” é colocada em um momento que o sentido fica totalmente jogado ao vento. Durante o combate contra o Sub-Zero, em resposta a pergunta “Onde estão seus companheiros?”, Cassei solta o famigerado “Não precisa. Eu tenho isso“.

No vídeo abaixo você pode conferir todas as intros de Cassie James, com a voz da Pitty, e ver o baile de frases sem nexo.

Guilherme Briggs, que é um dos dubladores mais completos do país (o cara vai de Buzz Lightyear a The Rock) disse via Twitter que espera que as produtoras de games escutem o público e repensem suas estratégias quanto a dublagem, encerrando com um “Qualidade é TUDO.

Com as últimas dublagens realmente ficamos com a cara equalizada, tamanho desapreço das produtoras em escolher pessoas incompetentes para a função.

E você o que achou da dublagem de Batlefield Hardline e Mortal Kombat X? Deixe seu comentário abaixo

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X