O Google semanalmente verifica a segurança de cada aplicativo do seu smartphone Android

O Google semanalmente verifica a segurança de cada aplicativo do seu smartphone Android

O Google publicou um relatório anual de segurança que deixa claro que através da função Verify Apps (Verificador de Apps), a companhia verifica periodicamente se todos os aplicativos  em seu smartphone estão funcionando corretamente.

O Google informa que através dessa medida foi possível reduzir pela metade o número de malwares na plataforma Android em 2014. A gigante das buscas confirma que menos de 1% dos dispositivos Android tiveram um aplicativo prejudicial instalado no ano passado e que essa taxa é devido às lojas de aplicativos de terceiros.

Em relação aos aplicativos contidos oficialmente na Google Play esse número é reduzido para 0,15%. O recurso Verify Apps analisa todos os aplicativos instalados em seu smartphone, independente da fonte de onde foi baixado, seja da Google Play ou de loja de terceiros. 

De acordo com o Google os dados que são coletados apenas são os necessários para fornecer a melhor segurança ao dispositivo. A verificação é feita semanalmente com uma varredura completa no dispositivo. O verificador de apps já existe há alguns anos, mas somente no ano passado o Google expandiu o projeto para todos os aplcativos. 

Caso você não queira essa “ajudinha” do Google para verificar a integridade dos aplicativos do seu smartphone, o verificador de apps pode ser desativado, através dos passos abaixo:

  1. Abra o app Config. Google, no dispositivo.
  2. Toque em Segurança.
  3. Ative ou desative a opção “Verificar ameaças à segurança no dispositivo”. Quando essa configuração está ativada, ela verifica regularmente a atividade do seu dispositivo e impede possíveis perigos ou alerta sobre eles.

Fonte(s): DV Hardware, Google 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X