Google está cada vez mais perto de se tornar uma operadora móvel

Google está cada vez mais perto de se tornar uma operadora móvel

Como você deve ter acompanhado aqui no Hardware.com.br noticiamos em janeiro que o Google estava dando os primeiros passos para se tornar uma operadora de telefonia móvel. E agora, depois de alguns meses, esse projeto parece que realmente será concretizado. De acordo com o The Wall Street Journal o lançamento do serviço ocorrerá hoje.

O Google Wireless será parecido com outros serviços que revendem pacotes de acesso móvel ao cliente final das operadoras T-Mobile e Sprint. Ué, então o Google não irá ser uma operadora convencional com pacotes de voz? Só irá trabalhar com pacotes de internet? Caro leitor, você que nos acompanha sabe o “jeito Google” de trabalhar. A empresa não “mete as caras” de início em um mercado que ela não conhece. Ela estuda e depois se lança com força total. Então, à princípio, o Google dependerá dessas grandes operadoras americanas para promover os seus serviços, uma espécie de MVNO, onde o Google começará a dar seus passos para se tornar uma operadora móvel virtual, já que estará utilizando a infraestrutura das operaradoras parceiras. Então o projeto do Google é utilizar as redes da T-Mobile e Sprint para prover aos usuários pacotes de internet. O serviço também dará a possibilidade para que as pessoas realizem ligações por meio de redes Wi-Fi, quando estiverem conectadas a uma, logicamente.

O serviço está limitado para os Estados Unidos e aos dispositivos próprios do Google, como o Nexus 6. De acordo com o vice-presidente do Google, Sundar Pichai, esse serviço é uma nova forma de distruibuir internet e também uma grande oportunidade para testar novos serviços para os smartphones Android.

Um ponto interessante do serviço é em relação à cobrança. Os clientes irão pagar por dados consumidos. Não haverá nenhuma taxa fixa para o consumo de uma franquia mensal. Outro grande ponto a se destacar é que o serviço irá ficar conectado às redes móveis das operadoras parceiras do Google de forma alternada, procurando sempre a melhor cobertura.

Como sempre, o Google vem para “rachar ao meio” os seus concorrentes e com esse serviço não será diferente. Operadoas como Verizon e AT&T irão com certeza sofrer com essa nova empreitada do Google, já que essas operadoras cobram uma taxa pré-estabelecida. Mesmo se a pessoa consumir ou não aqueles dados, ela pagará.

Essa iniciativa do Google com certeza é um prelúdio de que, num futuro próximo, a gigante das buscas vire uma operadora independente. Mas e você? O que achou desse novo serviço do Google? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X