Build 2015: Confira as melhores novidades da Microsoft durante o evento

Build 2015: Confira as melhores novidades da Microsoft durante o evento

Quarta-feira tivemos o início da Build 2015, evento tradicional para desenvolvedores realizado pela Microsoft anualmente. O evento, que começou ontem (29/04), terminará amanhã (01/05) e teve diversos anúncios importantíssimos envolvendo o Windows 10, a revelação do nome final do novo navegador da Microsoft, além de outras novidades impressionantes. Resolvemos elencar os melhores anúncios revelados pela Gigante de Redmond até o momento. Vamos a eles:

Ferramenta Continuum converte teu Windows Phone em um PC

Vamos começar com uma grande revelação da Microsoft, que demostrou todo o poder da ferramenta Continuum. Com esse recurso, os smartphones com Windows Phone simplesmente transformam-se em computadores, sendo possível utilizar teclado e mouses bluetooth para um controle mais completo dos aplicativos presentes nos dispositivos. Você pode até estar pensando: Mas recursos como este já são encontrados em outras plataformas. A grande diferença é a relação do ecossistema que a Microsoft está trazendo com o Windows 10, o conceito dos aplicativos universais que irão se ajustar de acordo com o tamanho da tela, trazendo uma gama de possibilidades maior para o usuário.

Os usuários também poderão conectar os smartphones a monitores e TVs via HDMI. Durante a apresentação, Joe Belfore demostrou um pouco o poder do Continuum, confira: 

Vale frisar que isso não significa que todos os aplicativos voltados para computadores poderão ser executados no smartphone. Essa regra se aplica aos apps universais. A ferramenta ainda está em desenvolvimento e com certeza será um dos atrativos que a Microsoft irá frisar para tentar alavancar as vendas dos smartphones Lumia.

Aplicativos do Android e iOS poderão ser convertidos para o Windows 10

Outro grande anúncio dado na Build 2015 envolve os aplicativos e a dor de cabeça de ter que esperar muito tempo para que um determinado app voltado para Android ou iOS apareça no Windows Phone. Em casos mais extremos os aplicativos nem são desenvolvidos para os smartphones Lumias, como é o caso do famoso Snapchat. Pensando nisso, Terry Myerson, Vice-presidente de Desenvolvimento do Windows 10 anunciou que os desenvolvedores terão muito mais facilidade para que os apps criados para outras plataformas sejam convertidos para o Windows 10. 

Algumas empresas já estão testando o recurso. Uma delas é a King, responsável pelo sucesso Cand Crush Saga. À propósito, este joguinho casual já pode ser encontrado na Windows Store e o arquivo que o usuário baixa é justamente uma conversão do aplicativo já existente para iOS.

A Microsoft também anunciou que irá lançar uma ferramenta que permite que os desenvolvedores possam converter automaticamente seus aplicativos escritos em Objective-C, linguagem usada no iOS, permitindo a portabilidade de apps para o Windows Phone da forma mais descomplicada possível. Para o Android a Microsoft anunciou que também terá um kit de desenvolvimento para converter aplicativos escrito em Java e C++ através do Visual Studio.

Confira no vídeo abaixo, Terry MyersonAgnieszka Girling demonstrando o aplicativo Choice Hotels, disponível para Android e iOS, rodando no Windows Phone.

Com essa iniciativa a Microsoft quer eliminar aquele velho problema de perder usuários pela escassez de aplicativos. Só resta agora o apoio de grandes desenvolvedores para que essa transição de aplicativos aconteça em grande escala

Visual Studio disponível para MAC e Linux

O novo Visual Studio corrige diversos bugs das versões passadas e traz o suporte ao conceito de aplicativos universais, que pode ser executado em qualquer dispositivo com Windows 10.

O Visual Studio 2015 agora também torna mais fácil para os desenvolvedores escreverem aplicações multi-plataforma com Apache Cordova e Visual C++, bibliotecas atualizadas.

Usando Xamarin os desenvolvedores agora podem também construir aplicativos nativos em C#, porque a edição gratuita do Xamarin agora faz parte do Visual Studio 2015.

Outros novos recursos do Visual Studio 2015 incluem suporte para aplicativos de servidor de multi-plataforma através do Python, Node.js e .NET Core – que já está disponível para Mac e Linux.

Para os usuários Mac e Linux a Microsoft apresentou o Visual Studio Code (clique aqui para baixar), que oferece aos desenvolvedores suporte embutido para vários idiomas, suporte a JavaScript, Node.js, ASP.NET 5, PHP, Python e Javsa. Suporte a padrões web, tais como HTML, JavaScript e CSS também estão inclusos. Os desenvolvedores ainda irão receber um conjunto de ferramentas adicionais. Há destaque de sintaxe, atalhos personalizáveis, suporte a Git, ferramenta de localização, entre vários outros recursos interessantes.

Não adianta apenas trazer a possibilidade de conversão dos apps de outras plataformas para o Windows 10, é necessário também incentivar esses desenvolvedores a fazerem isso. E com o Visual Studio Code, disponível para Mac e iOS, essas possibilidades aumentam.

Confira abaixo um vídeo de Chris Dails, Gerente de Programação do Visual Studio Code, explicando sobre o editor:

Adeus Project Spartan. Bem vindo Microsoft Edge

Primeiramente, quero manifestar meu descontentamento em relação à troca de nome do novo navegador da Microsoft. Spartan era bem mais legal. Bom, mas vamos lá. Finalmente a Microsoft anunciou por definitivo qual será o navegador a substituir o Internet Explorer no Windows 10. Ele, que anteriormente era conhecido como Project Spartan, recebeu o nome final de Microsoft Edge

O browser terá um boa integração com a Cortana, assistente virtual da Gigante de Redmond. Antes de visitar novas páginas o usuário passará por uma tela personalizada com os sites mais visitados, aplicativos e informações especiais, que serão obtidas justamente pela Cortana.

A Microsoft está apostando mais no desempenho, tudo graças ao novo motor de renderização e uma interface que preza pelo minimalismo. O Internet Explorer está “dando adeus”, mas as referências ao passado continuam. O logo do Edge também é simbolizado pela letra “e”, que coincidentemente ou não, é muito parecido com o “e” do Internet Explorer. Vale ressaltar, ainda, que o Internet Explorer continuará lá no Windows, mas como um navegador secundário e apenas para fins de compatibilidade.

A Microsoft frisa que o navegador tem o foco na produtividade e que o nome se refere a estar na “fronteira (edge) entre consumir e criar”. O nome “Edge” também faz referência clara à engine de renderização do Windows 10, que chama-se EdgeHTML.

O navegador utilizará extensões, assim como seus concorrentes, e o gerenciamento dessas extensões ocorrerá de forma bem parecida com o Google Chrome, ou seja, através da barra superior.

Confira abaixo um vídeo divulgado pela Microsoft sobre o novo browser:

Demonstração de aplicações para o HoloLens

Claro que na Build 2015 não poderia faltar novas informações sobre o HoloLens, óculos de realidade aumentada da Microsoft. E para demonstrar o poder do óculos, foi apresentado como os aplicativos poderão se aproveitar desta tecnologia.

E a experiência será bem… “louca”. Os apps universais, que são desenvolvidos para rodar em todos os dispositivos com o  Windows 10, serão projetados e ficarão flutuando ao redor do usuário, juntamente com itens holográficos e widgets. Os apps poderão até ser fixados na parede. Caso você se locomova a tela do app irá junto com você. Numa reprodução de vídeo, por exemplo, você pode estar dentro da sua casa, andando entre os cômodos e o player o acompanha.. 

Confira abaixo alguns vídeos de demonstração do HoloLens, que vão desde situações mais simples, como essa de entretenimento, até medicina, possibilitando o estudo da anatomia por meio da realidade aumentada. E o grande destaque para um robô que utiliza um microcomputador Raspberry Pi e que, graças ao HoloLens, a experiência em lidar com ele fica bem mais atrativa e totalmente imersiva.

Essas foram as grandes novidades da Microsoft apresentadas até agora na Build 2015. A palavra que resume  tudo isso é integração. Esse com certeza é o conceito que está sendo propagado pela empresa. Se com o Windows 8 tivemos um afastamente de desenvolvedores e usuários, com o Windows 10 parece que a Microsoft é a anfitriã de uma grande festa que todo mundo está convidado a participar.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X