Aplicativos Android já podem funcionar no seu desktop graças a extensão ARC Welder do Google Chrome

Aplicativos Android já podem funcionar no seu desktop graças a extensão ARC Welder do Google Chrome

Esqueça aquele método de ter que instalar uma máquina virtual para rodar algum aplicativo Android em seu desktop! Desde setembro do ano passado o Google vem trabalhando no ARM, sigla para App Runtime for Chrome, um projeto desenvolvido pela gigante das buscas para levar aplicativos Android para o Chrome OS, sistema utilizado nos Chromebooks. 

E agora essa possibilidade será expandida, permitindo que o ARC possa ser executado em outros sistemas, tais como Windows, Linux e Mac OS X. Através do novo preview liberado pelo Google quaquer desenvolvedor pode executar seus aplicativos através desse plugin. 

Para que haja compatibilidade com outros sistemas o ARC roda por Native Client (NaCI), uma tecnologia sandbox que permite que as aplicações e plugins do Chrome rodem a velocidades quase nativas, aproveitando o potencial da CPU e GPU, convertendo o Google Chrome numa plataforma de desenvolvimento.

E esse projeto ARC já conta com uma vertente lançada ontem pelo Google, o ARC Welder, uma aplicação para o Chrome que irá converter qualquer app Android em um app Chrome. Essa função é extremamente importante para os desenvolvedores que poderão empacotar (package) o APK e enviá-lo diretamente para a Chrome Store. Além dos desenvolvedores qualquer um poderá realizar esse processo. E, claro, a possibilidade de poder executar um aplicativo no desktop.

O ARC Welder já pode ser anexado ao Google Chrome. Clicando aqui você será direcionado para baixar a extensão. Após baixar a extensão será necessário adicionar o arquivo APK do aplicativo que você deseja emular, depois escolha as configurações relacionadas a orientação de tela, formato do dispositivo e clique em Launch App.

Para encontrar arquivos APK para download, uma das inúmeras formas é utilizando o APK Mirror, escolha dentre muitos aplicativos disponíveis e faça o download.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X