Windows 10 irá complicar ainda mais vida dos usuários do Linux para a realização de um dual-boot

Windows 10 irá complicar ainda mais vida dos usuários do Linux para a realização de um dual-boot

Pessima notícia para os usuários do Linux, que pretendiam realizar um dual boot entre o Windows 10 e alguma distribuição do pinguim. Como você já deve saber a Microsoft implementou no Windows 8 um recurso que detecta sistemas Linux instalados em conjunto com o Windows e os identifica como um “problema de segurança”, ativando o UEFI Secure Boot, que suprime o gestor de arranque GRUB acabando literalmente com a distribuição GNU/Linux instalada. 

Na época a Microsoft explicou que esse recurso UEFI serviria como um sistema para um “arranque seguro” do sistema. Claro que a comunidade  do software livre qualificou a medida como uma verdaderia restriição, que impede a instalação de outros sistemas junto com o Windows.

O lado positivo do Secure Boot em UEFI é a obrigação de um firmware legítimo para iniciar o processo de arranque, protegendo o processo de inicialização do Windows 8 contra malwares. Vários fabricantes de placas-mãe já permitem desativar essa função através de configurações na BIOS (clique aqui para assistir um vídeo do recurso sendo desabilitado em uma placa-mãe da ASUS), para facilitar que outros sistemas possam ser instalados em dual boot com o Windows 8. 

A prórpria Linux Foundation publicou um PDF explicando como passar por cima do Secure Boot do Windows 8 . E com o Windows 10 as coisas continuarão um pouco complicadas para esse dual-boot, durante a Winhec, evento realizado na China que revelou diversas novidades sobre o Windows 10, foi mostrado um Slide contendo as informações referentes ao UEFI Secure Boot, e de forma bem “malandra” a Microsoft resolveu jogar toda a responsabilidade do recurso nas mãos dos fabricantes, serão eles que irão determinar se o consumidor final de seus equipamentos poderão ou não acessar algo tão básico e fundamental como o dual-boot.

No terceiro tópico do slide sobre o recurso está bem claro a posição da Microsoft, com a seguinte mensagem: Win10 Desktops: It’s OEM option whether to allow end user to turn off Secure Boot ( Os OEMS terão a opção se desejam ou não que o usuário final desative a inicialização segura).

Deixar uma decisão como essa na mão dos fabricantes é uma media bastante complicada, porque caso seja desativado será muito difícil contar com o dual-boot e esse bloqueio e é mais um item para os usuários ficarem atentos se o equipamento que eles estão adiquirindo tem ou não suporte a OS alternativos.

Qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X