Sony esclarece mais detalhes sobre o capacete de realidade aumentada Morpheus

Sony esclarece mais detalhes sobre o capacete de realidade aumentada Morpheus

A Sony anunciou na Game Developer Conference detalhes do seu capacete de realidade virtual, intitulado Project Morpheus. Pensando num futuro próximo onde a realidade virtual será comum em diversas situações, principalmente nos jogos a Sony vem se preparando para isso, mas não é só em jogos que a empresa japonesa está pensando, prova disso é que o Project Morpheu conta com diversos técnicos da NASA que estão contribuindo para o projeto para levar o capacete para a exploração do espaço.

Atualmente o Morpheus é apenas um protótipo, mas muito melhor em nível de hardware do que a primeira versão mostrada pela Sony a um tempo atrás. Basicamente essa nova revisão do Morpheus conta com uma tela OLED com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e 120 Hz (no protótipo anterior o Morpheu contava com 75 Hz.), além de 120 graus de ângulo de visão.

Foi adicionado três LEDs, além dos seis que já existiam na fase inicial do projeto, para melhorar a precisão dos movimentos. Com esse novo método a latência foi reduzida de 40 milissegundos para 18 milissegundos, um avanço e tanto. 

A Sony garante que o Morpheus irá fornecer uma tecnologia que fará o jogador se sentir realmente como se estivesse no jogo, proporcionando uma grande imersão. Provavelmente o Morpheu será lançado no início de 2016.

Atualmente como a Sony vem destinando suas forças e recursos para a sua divisão de videogames, que tem o Playstation 4 como grande salvador da pátria, nesse período ruim que a empresa vem enfrentando, posso dizer que o Morpheu será muito bem trabalhado, para ser um acerto de mercado, mesmo com todos os questionamentos que um capacete desse irá gerar quando os gamers cogitarem adquirir um. Mas alguns problemas podem acontecer, como por exemplo a questão dos frames dos jogos, diversos desenvolvedores já cansaram de dizer que capacetes de realidade aumentada para jogos, exige uma taxa alta de frames, para não causar diversos problemas de tontura e desmaio nos jogadores. Então além dos capacetes a Sony e Microsoft que também irá entrar nesse mercado precisam se preocupar em ter jogos mais otimizados para esse novo conceito.

Por outro lado a maioria dos gamers dessa nova geração estão sofrendo por antecipação, sobre a velha questão dos frames e resolução dos consoles, temos que lembrar que essa nova geração está apenas começando, muita coisa irá melhorar, inclusive o potencial dos games, soluções como o DirectX 12 para o Xbox One por exemplo, irá representar uma melhoria considerável nos jogos, e se for o caso não duvido nada da Sony e Microsoft anteciparem uma nova geração de consoles, com um hardware mais potente ou então lançar novas versões do Playstation 4 e Xbox One com especificações mais parrudas, pensando em todo esse campo da realidade aumentada.

Além do console a Sony pode até aproveitar a realidade aumentada para tentar salvar sua linha de TVs Bravia, com uma possível integração do capacete com alguns modelos de TVs, seria uma sobrevida para a Bravia, que a Sony já está cogitando se desfazer.

Mas e você o que acha de tudo isso? Comparia um capacete de realidade aumentada para o seu console? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Sony

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X