[Rumor] Samsung pode adquirir a AMD

[Rumor] Samsung pode adquirir a AMD

Seguindo aquela velha frase clichê – nada se cria tudo se transforma, que pode ser muito bem aplicada no mundo dos negócios atualmente, onde grandes corporações adquirem mais e mais patentes, startups etc, para fortalecer seu plantel de produtos e consequentemente desestabilizar os concorrentes. Mais um rumor está surgindo, a “dança das cadeiras” no mercado corporativo aponta que a Samsung poderia adquirir a AMD.

Esses rumores que começaram em 2007, e agora voltam a tona, se confimados, poderemos ter um novo capítulo na história dos processadores. Infelizmente não tenho certeza se este captítulo terá um final feliz pra os que apreciam os processadores da AMD nos desktops. Traçando uma linha de pensamento, é obvio que a Samsung quer adquirir a AMD para fortalecer os seus chips móveis. Não duvido nada de num futuro bem próximo a Samsung começar a seguir a mesma linha da Apple, de fabricar inteiramente o sistema operacional e hardware de seus aparelhos.

Como você deve saber a Samsung além de produzir seus proprios produtos, também produz para terceiros em escala colossal, e graças a produção de chips a Samsung vem focando e muito em novas tecnologias, e em alguns casos confrontando diretamente a Intel, como o Exynos 7 Octa, primeiro SoC móvel com produção de 14 nm, que está em pé de igualdade com o Intel Broadwell por exemplo.

Com uma possível aquisião da AMD, a Samsung conseguiria lançar processadores móveis com uma qualidade bem acima dos atuais, mas será que a divisão de processadores para desktop não ficará esquecida? Isso é um risco enorme que a AMD pode enfrentar nas mãos da Samsung. 

Outro ponto importante é que com a aquisião da AMD além de processamento em si, a empresa sul-coreana poderia melhorar até a parte gráfica de seus produtos – e incomodaria bastante a Qualcomm e a Intel. 

A estratégia da aquisião da AMD por parte da Samsung,, seria manter a AMD uma empresa independente, mas injetando milhõs e milhões de dolares em pesquisa e desenvolvimento. Pensando pelo lado bom da história, com esses milhões que a Samsung investiria na AMD, signiicaria em um fluxo de produtos lançados em menor tempo, com isso os processadores voltados para desktops poderiam chegar ao mercado mais rápido, graças a um investimento maior. Desde 2011 com o fracasso do Bulldozer a AMD diminuiu o passo e a transição dos produtos vem sendo bem lenta. 

Você acha uma boa saida para a AMD essa união com a Samsug? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X