Google adverte que vários de seus domínios estão emitindo certificados de segurança falsos

Google adverte que vários de seus domínios estão emitindo certificados de segurança falsos

Um de nosso leitores nos sugeriu essa pauta bastante interessante, envolvendo mais uma vez problemas de segurança, o Google advertiu em seu blog que vários de seus domínios estão emitindo certificado digitais falsos. Com essa emissão de certificados não autorizados poderia acarretar numa interceptação do trafégo de dados, o famoso ataque man -in-the-middle. 

O Google relata que esses certificados foram emitidos por uma autoridade de certificação intermediária chamada CNNIC, proprietária da MCS Holdings que fica no Egito, a CNNIC que é chinesa é praticamente um “laranja para a MCS Holdings.  Esses certificados de segurança da camada de transporte que são emitidos de forma ilícita são confiavéis por todos os principais sistemas operacionais e navegadores. Porém graças a pinagem de chave pública presente no Google Chrome e Firefox foram impedidos de ativar os certificados.

Com essa emisão não autorizada, a CNNIC junto com a MSC Holdings violaram as regras pré-estabelecidas pelas autoridades de certificação e as desenvolvedores dos browsers. Sob nenhuma circustância esses certificados poderiam ser emitidos por uma empresa dessas, apenas as legalmente credenciadas pelo domínio. 

Gaças a pinagem de chave pública os serviços online podem determinar quais autoridades de certiicação irão emitir os certificado válidos para os seus sites e rejeitar os que estão fora da lista. 

A MCS Holdings disse que só iria emitir os certificados para os serviços que estavam cadastrados, seguindo a cartilha de regras para a emissão desses certificados, mas de acordo com Adam Langley, engenheiro de segurança do Google, a MCS em vez de manter a chave privada, adequada num módulo de segurança instalou um proxy mand-in-the-midle.

Langley declara que os usuários do Google Chrome não precisam tomar nenhuma ação porque estão protegidos pelas atualizações CRLSet. Já a Mozilla disse que a partir do Fireox 37 os certificados emitidos pela MCS serão revogados. 

Em posse deses certiicados intermediários desses malandros da MCS junto com a CNNIC seria permitido que o titular dos certificados (no caso as empresas envolvidas) pudessem descriptografar e monitorar a comunicação dentro da sua rede entre o usuários e qualquer site, sem nenhum alarde do navegador. E poderia muito bem direcionar os usuários para sites que aparentemente são seguros, mas que estão sendo interceptados. Parafraseando o Boris Casoy, isso é uma vergonha!

Caso queria acompanhar o post completo do engenheiro do Google, clique aqui

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X