AMD: DirectX 12 irá finalmente elevar o potencial de CPUs multi-core

AMD: DirectX 12 irá finalmente elevar o potencial de CPUs multi-core

Um dos pontos mais discutidos nos últimos anos sobre processadores é se vale a pena investir em modelos de multiplos núcleos, principalmente para games, que na maioria dos casos acabam não se beneficiando de forma completa de modelos com seis ou oito núcleos por exemplo. 

Bom, de acordo com a AMD o DirectX 12 irá mudar esse panorama, trazendo uma melhora evidente na questão gráfica, mas também no escalonamento para os processadores de múltiplos núcleos. 

Os slides de uma apresentação da AMD revelaram características importantes da nova API, potencializando o melhor dos dois mundos : CPU e GPU. Como você já deve saber o DirectX 12 fará sua estreia junto com o Windows 10 e trará melhorias significativas de desempenho em jogos, graças ao método de desenvolvimento de baixo nível da nova API.

Durante a apresentação a AMD tocou em dois pontos principais da nova versão do DirectX 12: Multi-Threaded e Asynchronous, que basicamente definem como as tarefas serão agendadas e executadas e consequentemene distribuidas entre os núcleos.

A grande jogada do DirectX 12 realmente é o partilhamento das tarefas em todos os núcleos. Vamos pegar como exemplo um buffer de comando que é uma lista de tarefas que deverá ser executadas ao desenhar uma cena 3D. Alguns elementos relacionadas a 3D ainda são melhor processados em série, e  nenhuma unidades SIMD de qualquer arquitetura de uma GPU conseguiria obter o desempenho em relação a um núcleo de uma CPU atual Até ai tudo bem, mas até o Directx 11, esses buffer era localizado, single-threaded, resumindo um único núcleo. Então caso você possua uma CPU de oito núcleos, essa carga está sendo feita através de um núcleo, revelando a péssima otimização das APIs atualmente. 

E essa péssima otimização significa em uma perda considerável de mercado para a AMD, já que a empresa declara o seu “amor” pelas CPUs de múltiplos núcleos, e com todos aqueles benchmarks mostrando as derrotas dos processadores da AMD para os da Intel, ajudam ainda mais o favorecimento do rival. Com esse melhor escalonamento da CPU, poderia elevar a AMD para um patamar acima no quesito multi-tarefa.

E não podemos esquecer de outro ponto importante, o console da Microsoft também irá se beneficiar com essas melhorias do DirectX 12. Se voltarmos a algumas semanas atrás, durante a GDC 2015, Phil Spencer, responsável da divisão do XBOX ONE, disse durante a apresentação da Microsoft, que o console ganharia 50% a mais de poder na CPU e 20% na GPU graças ao DirectX 12.

Mas como que o DirectX 12 irá mudar esse panorama? Com a nova API, haverá uma via de bufer que será verdadeiramente multi-tarefa, e se ajustará de acordo com a quantidade de núcleos que estiver sendo utilizada. As cargas de trabalho da API serão divididas igualmente entre os núcleos da CPU, reduzindo a sobrecarga da API, resultando em um aumento no frame-rate. Um dos slides por exemplo destaca que o DirectX 12 com a sua nova e eficiente divisão de tarefas poderia melhorar um A10-7850K em mais de 450%, um ganho e tanto.

Já em relação ao Asynchronous, a AMD diz que as cargas de trabalho serão quebradas em tarefas menores, de forma pararela, e com isso ficará acertado que os recursos da GPU que não estão sendo utilizados, serão colocados para trabalhar nas tarefas pararelas menores. 

Depois de todos esses anos insistindo e soluções multi-núcleos a AMD pode começar a realmente extrair todo o desempenho e melhorar o rendimento de seus produtos, e claro, que isso passará também para suas placas de vídeo, porque com esse melhor aproveitamento de todos os núcleos, os gamers podem começar a cogitar a utilizar mais a AMD em suas máquinas. Claro que não podemos esquecer que a Intel também irá se beneficiar com esse avanço do DirectX 12, vamos esperar e ver no que vai dar, a briga vai ser boa, tanto nos consoles como também nos computadores. 

Conira todos os slides da apresentação neste link do Slideshare

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X