AMD 290X supera a Titan X em benchmarks do 3DMark com DirecX12

AMD 290X supera a Titan X em benchmarks do 3DMark com DirecX12

 

O conhecidíssímo 3DMark acaba de adicionar o suporte para o DirectX 12 para a realização de benchmarks e o pessoal da PCWorld resolveu testar o novo suporte com duas grandes placas de vídeo da atualidade: R9 290X e Titan X, ambas soluções gráficas com um único GPU.

Durante os testes realizados, foi constatado que as atualizações de driver para a R9 290X, conseguem bater de frente com a Titan X, a nova placa gráfica mais poderosa da NVIDIA. O avanço de desempenho com o  DirectX 12 comparado ao 11 é gitante, nos testes da PC World, que foram realizados com uma placa-mãe ASUS Z87 Deluxe, Intel Core i7-4770K, 16 GiB de RAM rodando a 1.600 MHz, um SSD de 240 GiB Corsair Neutron, R9 290X versão WindForce da Gigabyte e a Titan X de referência da NVIDIA. Todos o recursos da placa-mãe que poderiam influenciar no resultado foram desligado, a resolução que foi testada foi a de 1280×720, seguindo recomendações da Microsoft.

O 3DMark e a Microsoft apontam que o teste não é apenas para comparar as GPUs, mas uma maneira de medir o desempenho e eficiência da nova API em um único computador. Basicamente este teste é para mostrar como o computador se comporta rodando o DirectX 11 e o DirectX 12. 

No primeiro teste é comparado o desempenho single-threaded e multi-threaded do DirectX 11 com o Mantle o DirectX 12 multi-threaded, utilizando a R9 290X. Para gerar os resultados o 3DMark utiliza o recurso de desenhos na tela, quanto maior o número final melhor:

Já nos testes com a Titan X, utilizando o mesmo processador, o resultado foi um pouco menor que o da R9 290X, no DirectX 12, a placa da NVIDIA alcançou 13,419,183, equanto a R9 290X alcançou 13,474,728, como você deve ter visto no gráfico acima.

Testes também foram promovidos para mostrar as maravilhas do DirectX 12 com chips integrados, neste caso a Iris Pro da Intel, o salto em relação ao DirecX 11 é fantástico.

Os resultados mais uma vez são impressionantes e demonstram os benefícios para as placas de vídeo graças a nova API da Microsoft. Mas é bom lembrar que os testes do 3DMark envolvem apenas polígonos e texturas, e não contam com shaders que é super importante para o resultado final. Mas já conseguimos ter mais uma noção do que esperar da nova API. A AMD fez um grande trabalho desta vez com a questão dos novos drivers para a R9 290X, nos testes anteriores com os drivers antigos a NVIDIA estava na frente da AMD, mas dessa vez o jogo mudou. Agora a curiosidade é costatar todo esse desempenho nos jogos que serão produzidos visando a nova API, vamos aguardar. 

Para acompanhar o teste completo da PC World clique aqui

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X