Snappy Ubuntu Core é a aposta da Canonical para a internet das coisas

Snappy Ubuntu Core é a aposta da Canonical para a internet das coisas

Diversas empresas vem investindo forte no conceito de internet de todas as coisas, conceito esse que gira em torno de uma premissa básica, conectar tudo á internet, seja de termostato a vaso de plantas, tudo estará conectado, e as previsões impressionam. A IDC por exemplo aponta que em 2020 teremos 32 bilhões de dispositivos conectados, já a Cisco aposta em 20 bilhões. De qualquer forma são números bem expressivos, fora as questões de mercado, de acordo com a própria IDC em 2020 o mercado de internet das coisas movimentará US$ 9 bilhões. Grande parte desse aumento será graças ao desenvolvimento em grande escala das “smart cities”, as cidades inteligentes que tomarão forma nos próximos anos, além de automóveis e casas inteligentes. 

Mas para isso é necessários sistemas de gerenciamento para tantas aplicações, e uma empresa que vem adentrando no mercado de internet das coisas é a Canonical, com o Snappy Ubunto Core uma distribuição GNU/Linux visando esse novo mercado fez sua estreia nas aeronaves não tripuladas, os conhecidos Drones (recomendo que você leia nosso artigo  sobre o futuro dos drones).

O primeiro modelo equipado com o Snappy Ubuntu Core é o Erle-copte um drone criado pela empresa espanhola Erle-Robotics. O modelo suporta um tempo de voo de cerca de 20 minutos com uma bateria de 5000 mAh e cargas de até 2 Kg. O Erle-copte trabalha com frequências de 2,5 GHz ou 5 GHz criando seu próprio hotspot Wi-Fi permitindo que o usuário se conecte a ele com qualquer dispositivo que suporte as frequências mostradas acima. Disponível a partir de 399 euros, o modelo é a primeira aposta da Canonical e da Erle nesse mercado em franca expansão. De acordo com a Erle esse é o primeiro de muitos modelos equipados com o novo sistema que pode ter seus recursos atualizados a partir da Snappy Store,, e que uma plataforma aberta como o Ubuntu atrai especialistas inovadores para colaborar, e que esse é o futuro dos drones para a educação, pesquisa e invenção.

O Snappy Ubuntu Core é é uma versão reduzida do Ubuntu com as mesmas bibliotecas mas com um mecanismo mais simples para servir as aplicações. De acordo com a Canonical o Ubuntu Core é “menor e mais seguro” e que isola aplicativos através do sistema de segurança AppArmor Cannonical e é compatível com todos os serviços em nuvem.

A Canonical ainda garante que serão lançadas atualizações constantes para o novo sistema e que o suporte será para todos os tipos de produtos que formam o ecossistema da internet das coisas, seja um pequeno wearable ou uma grande máquina industrial.

Uma amostra desse desejo da Canonical em abraçar tudo que se refira a internet das coisas com o Ubuntu Core é o Ninja Sphere da Ninja Blocks, um gerenciador dos sensores de uma casa inteligente, que utiliza o sistema da Canonical e serve como base para que novas aplicações sejam desenvolvidas para a interação com os recursos da casa.

Ninja Sphere

A princípio o foco do Snappy Ubuntu Core são  as pessoas e empresas ligadas a área de robótica, drones, sensores inteligentes e câmeras, uma grande notícia é o hardware requisitado para rodar o sistema, as exigências são mínimas que inclui um processador de 600 MHz, 128 MiB de RAM (dos quais o sistema utiliza 40 MiB o restante vai para os aplicativos) e 4 GiB de memória flash para o reset de fábrica. A Canonical ainda acrescentou que praticamente qualquer sistema X86 será capaz de usar o Ubuntu Core como uma plataforma de desenvolvimento.

O Snappy Ubuntu Core é compatível com o Raspberry Pi 2 que está muito mais potente em sua segunda versão, trazendo um processador quad-core. O VP de internet das coisas da Cannonical, Maarten Ectors, a plataforma de desenvolvimento Raspberry Pi 2 junto com o Ubunto Core é a base ideal para criar aplicativos e compartilhá-los com outras pessoas através da loja Snapp.

Para mais informações acesse a página d o Ubuntu  Core clicando aqui. E ai gostou dessa nova vertente do Ubuntu Deixe seu comentário abaixo

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X