Samsung anuncia o primeiro modulo de 128 GiB da memória UFS, destinada a substituir o padrão eMMC

Samsung anuncia o primeiro modulo de 128 GiB da memória UFS, destinada a substituir o padrão eMMC

A Samsung anunciou o primeiro módulo de 128 GiB de armazenamento utilizando a arquitetura Universal Flash Storage (UFS) que atualmente está na versão 2.0, e definitivamente “entra de cabeça” no objetivo de substituir o padrão eMMC amplamente utilizado pela indústria.

O eMMC que ainda é bastante encontrado em produtos eletrônicos como smartphones, tablets,, GPs e e-Readers, chegou recentemente na versão 5.1, oferecendo velocidade de até 250 MiB/s de leitura sequencial e 125 MiB/s de gravação sequencial, resultando em 11.000 IO/ de leitura aleatória e 13.000 IO de escrita aleatória.

Cm o UFS 2.0 da Samsung, as velocidades ultrapassam as oferecidas pelo eMMC 5.1, com o novo padrão da empresa sul-coreana a velocidade de leitura sequencial é de 350 MiB/s e 150 MiB/s de gravação sequencial, resultando em 19.000 IO/s de leitura aleatória e 14.000 IO/s de gravação aleatória. Confira abaixo a imagem que mostra a relação dos últimos padrões relacionados ao eMMC e o UFS.

A Samsung pretende fornecer o noto tipo de memória em capacidades de 32 GiB, 64 GiB e 128 GiB, além de toda a velocidde e armazenamento a Samsung promete uma redução de 50% no consumo de energia. 

“Com a produção em massa da memória ultra-rápida UFS, estamos fazendo uma contribuição significativa para uma melhor experiência móvel e mais avançada para os consumidores, disse Jee-ho Baek, Vice-Presidente Sênior de Marketing de memória, da Samsung Eletrocnics. No futuro, vamos aumentar a proporção de soluções de memória de alta capacidade, para a liderença e crecimento continuo do mercado de memórias premium, completou o executivo.”

A maior vantagem do padrão adotado pela Samsung é que o UFS utiliza dois canais dedicados para a leitura e escrita dos dados, o que significa que os dados podem ser escritos e lidos ao mesmo tempo, diferentemente do eMMC que conta com apenas um canal, possibilitando uma ação por vez. Se fossemos traduzir em termos técnicos, podemos dizer que o eMMC é utiiza uma transmissão Simplex enquanto o UFS utiliza o Full Duplex, confira o gráfico abaixo que ilustra esse conceito.


Comparativo de tranmissão entre o eMMC e o UFS

Um recurso presente na versão mais atual do eMMC (5.1) que a Samsung trouxe para o UFS é o Command Queueing (CQ) que habilita a possibilidade do UFS 2.0 poder lidar com amontoados dados para leitura e escrita de uma forma mais eficiente, podendo até mesmo “encomendar” as tarefas para o otimizar o processo. Nas versões anteriores ao eMMC 5.1 e UFS 2.0 o sistema tinha que esperar o primeiro comando ser executado para então enviar o próximo.

Embora o eMMC ainda continue amplamente sendo utilizado e atualizado pela SanDisk que é uma das empresas que lançou a tecnologia em meados dos anos 90, novas arquiteturas e tecnologias são super válidas nesse mercado competivivo, de nada adianta um smartphone com oito núcleos de processamento se a velocidade de leitura e escrita dos dados desempenhar as mais variadas funções estejam abaixo. Ainda mais hoje em dia que o conceito de super câmeras em smarthphones vem crescendo, onde mais e mais modelos começam a realizar gravações em 4K, fora os games que a cada vez apresentam uma qualidade gráfica mais avançada e consequentemente mais dados sendo carregados.

Claro que o padrão eMMC continuará no mercado por um bom tempo, mas a Samsung começa a correr por fora com o UFS, a empresa garante que a nova tecnologia já está pronta para o mercado, então não irá demorar pra ver produtos com o novo padrão. Alguns boatos apontam que a nova memória poderá estar presente no Galaxy S6, vamos aguardar.

Fonte(s): PC Magazine

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X