Processadores falsificados da AMD estão sendo vendidos na Amazon

Processadores falsificados da AMD estão sendo vendidos na Amazon

Se você ficou surpreendido com alguns modelos de placas-mãe da Gigabyte tidas como revisões mas que eram inferiores aos modelos lançados anteriormente como noticiamos aqui e aqui, mais um absurdo para ser inserido no hall de anomalias da tecnologia, e a bola da vez são os processadores falsificados da AMD, isso mesmo que você leu, falsificados.

De acordo com alguns compradores da Amazon, chips antigos da AMD, estão sendo comercializados como se fossem novos, o único caso até agora refere-se ao processador AMD A8-7600 (socket FM2+,quad-core, clock base de 3,3 GHz, podendo chegar a 3.8 em modo turbo, 4 MB de cache L2, suporte a memórias DDR3 de até 2133 MHz) que no anuncio da venda está tudo “bonitinho” seguindo todos os conformes, mas quando o cliente recebe o produto e retira da embalagem,  percebe que foi enganado encontrando outra  série de processadores da AMD, (logicamente inferior ), pra ser mais preciso de acordo com o site alemão Computer Base o modelo que está sendo entregue disfarçado de A8-7600 é o Athlon 64 X2 5200, e mesmo para usuários mais leigos ou avançados é praticamente impossível identificar que você recebeu um proessador errado, porque os metralhas trocaram até o IHS do processador, só como fator de curiosidade, o IHS é aquela chapa metálica que cobre os processadores, que antigamente era o terror dos técnicos e usuários, justamente por não vir essa proteção. Então o que acontece é que você está com um Athlon 64 X2 5200 ( socket AM2+, dual-core, 2.6 GH), com a carcaça de um A8-7600. Você compra um produto com toda a “pompa” de novo mas na verdade recebe uma CPU que veiculou no mercado entre 2007 e 2009.

Eu nem quero entrar nesse mérito se alguns usuários conseguirão ou não identificar a primeira vista que foram enganados através do número de pinos ( fator esse que poucas pessoas se importam, dificultando a percepção da falcatrua) o importante aqui é por onde iniciou essa troca. Atualmente as falsificações parecem estar restritas ao modelo A8-7600, e loja da Amazon no Reino Unido,  mas nada impede que isso torne-se uma verdadeira máfia de processadores falsificados, vamos pegar como exemplo a Linha Haswell da Intel, que utiliza o socket LGA 1150, o falsificador pode muito bem colocar o IHS de um Core i7 num Celeron por exemplo, e como eles utilizam o mesmo socket passaria ainda mais batido.

E falando em Intel o caso de falsificação de processadores não é novidade, o Gabriel Torres em alguns artigos do Clube do Hardware nos anos 90, explicou o caso de Processadores Pentium falsificados, além de casos envolvendo a propria AMD, onde o site X-Bit Labs divulgou em meados de 2003 modelos do Athlon XP que também eram falsos. Tanto nos anos 90 como no ínicio dos anos 2000, a falsificação ocorria através da remarcação do processador ou seja, como esses modelos ainda não apresentabam o IHS, o nome do processador e algumas informações era inserido diretamente nele, o que o falsificador fazia era apenas retirar aquela informação, através de uma raspagem por exemplo e inserir a  doo modelo que fosse mais potente, enganando o usuário.

O que aconteceu com o processador A8-7600 da AMD, e com certeza com alguns outros modelos que aos poucospodem aparecer por aí, é somente um upgrade do crime. A AMD emitiu a seguinte nota sobre o caso: 

“ É evidente que este acidente isolado não está relacionado de nenhuma forma com a fabricação ou embalagem da AMD, no entanto a AMD irá levar qualquer denúncia ou adulteração do produto muito a sério. Como parte dos nossos esforços continuos para ajudar a garantir que os consumidores e empresas estejam vendendo os processadores genuinos da AMD, não mediremos esforços para determinar a origem dos produtos alterados, e iremos considerar todos os recursos disponiveis legalmente, tanto civil como criminal. Estamos trabalhando diretamente com o pessoal da Amazon e as autoriades responsáveis para concluir esse incidente rapidamentee garantir que os rigorosos padrões de qualidade e confiabilidade da AMD sejam mantidos. E além de das medidas de segurança e autenticidade quejá são incorporadas em nossos produtos, estamos atualmente avaliando novas medidas de segurança adicional para o futuro. 

Agora é só agurdar e assistir a dimensão que isso irá tomar. Vamos acompanhar. Aproveite para deixar a sua opinião sobre o caso, que com certeza vai direto pra lsita das maiores polemcias dos últimos tempos do mundo do Hardware. 

Fonte(s): Computer Base

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X