Intel confirma o desenvolvimento de processadores com processo de fabricação em 10nm

Intel confirma o desenvolvimento de processadores com processo de fabricação em 10nm

A Intel confirmou que já está trabalhando no desenvolvimento de processadores com o método de fabricação em 10nm, de acordo uma evolução esperada já que os novos processadores da Intel, a linha Broadwell, consegiu chegar a duras penas ao processo de 14nm, então naturalmente a próxima linha poderá vir com a fabricação em 10nm.

A Intel chegou a comentar uma vez que processadores com litografia de 10nm só iriam aparecer em meados de 2017, seguindo o seu roteiro oficial mas ao que tudo indica esse prazo será encurtador com certeza, a empresa não crava uma nova data para os processadores baseados em 10nm, mas as chaces de aparecerem antes do prazo inicial é bem grande, principalmente agora que as informações de desenvolvimento já foram confirmadas.

Devemos lembrar que a AMD aprontou a nova geração dos seus novos processadores, intitulado Zen, para 2016, com litografia baseada em 16nm, nesse caso não seria interessante para a Intel esperar até 2017 para lançar os novos processadores, com essa grande novidade do modo de fabricação, por questões de marketing e todos os outros fatores que acarretaria, penso que a Intel deverá lançar os novos processadores no máximo até o ano que vem.

Claro que o processo de diminuir ainda mais o processo de fabricação é um grande desafio para toda a indústria, os processadores Broadwell, a princípio receberiam o processo de litografia baseados em 14nm em 2013, mas acabou sendo adiado para 2014, com a fámilia de processadores Broadell Y, U,H, e que afinal de contas teve esse ano o seu lançamento em massa na CES 2015, focando principalmente os dispositivos móveis, tendo diversas fabricantes apoiando as novas CPUs como Asus, Acer, Dell, HP, Lenovo e Toshiba.

A mudança para o processo de 14nm oferece aos processadores mais eficiência, 22% de desempenho gráficos 3D, 50% no quesito de conversão de vídeos por exemplo e claro a questão energética que é o ponto que mais interessa aos dispositivos móveis.

Provavelmente os novos processadores da Intel baseados em 10nm serão os de codinome Cannonlake. A questão agora é aguardar para ver se a Intel conseguirá lançar os novos processadores antes de 2017, para confrontar diretamente a AMD, impedindo que a concorrente tente despontar no mercado. Os planos da Intel para a litografia dos processadores são bem ousados, além do processo de 10nm que está mais próximo a empresa ainda pensa num processo de 5nm para 2019, isso eu já acho pouco provável, devido a todas as dificuldades que está sendo chegar a 10nm num futuro próximo, e 5nm já em 2019 são planos bem ousados, mas sabe como é né, para a tecnologia é díficil ter certas previsões e diagnósticos, vamos aguardar.

Fonte(s): WCCTech, Kit Guru

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X