Edward Snowden afirma: NSA hackeou o maior fabricante de SIMs do mundo

Edward Snowden afirma: NSA hackeou o maior fabricante de SIMs do mundo

Caro leitor você que nos prestigia com o seu acesso deve ter acompanhado as notícias que publicamos sobre o spyware que está afetando os HDs de diversos fabricantes, ameaça essa que partiu do grupo The Equation que tem ligação com a NSA, e volto a afirmar que essa história irá render e muito ainda, está apenas começando. Pegando carona nessa bomba envolvendo a agência americana, Edward Snowden o grande delator por trás disso tudo, o primeiro a bater no peito e destrinchar tudo que a NSA fazia revelou mais uma grande informação contra a agência, de acordo com Snowden a NSA hackeou a Gemalto, maior fabricante de SIMs no mundo com sede na Holanda. 

Toda essa manobra aconteceu por volta de 2010 e foi auxiliado pelo GCHQ, que é um serviço de inteligência britânico encarregado da segurança e da espionagem e contraespionagem relacionadas a comunicações. A Gemalto é fornecedora de SIMs para uma centena de empresas de telecomunicações em todo o mundo, inclusive no Brasil. A Gemalto está presente em 85 países, tem em média como clientes 450 provedores de rede sem fio em todo o mundo e em mais de 40 fábricas.

Snowden diz que as duas agências obtiveram as chaves de criptografia necessárias para espionar atividades tanto de voz como de dados de todos os SIMs da Gemalto. Só para deixar a situação ainda mais assustadora, vale destacar que a Gemalto produz por ano 2.000 milhões de SIMs, por esse número conseguimos ter ideia da dimensão do ataque. O engraçado se é que podemos dizer dessa forma é o lema da Gemalto, “Security to be ree” (Segurança para ser livre), irônico não?

Com estas chaves de criptografia surrupiadas pela NSA e o GCHQ, as agências de inteligência podem monitorar as comunicações móveis sem ter que procurar ou receber a aprovação de empresas de telecomunicações e governos estrangeiros. Possuindo as chaves evitam também a necessidade de obter um mandado ou uma escuta, enquanto não deixam nenhum vestígio na rede do provedor wireless que as comunicações foram interceptadas

A coisa mais importante para mim é entender exatamente como isso foi feito, pra que possamos tomar todas as medidas para garantir que isso não aconteça novamente, e também para se certificar de que não há impacto sobre as operadoras de telecomunicações que tem prestado um serviço digno a muitos anos. O que eu quero entender é que tipo de implicações existem ou possam existir para nossos clientes. É preciso entender o grau da violação, disse Paul Beverly, vice-presidente executivo da Gemalto.

É impressionante o nível que as agências, principalmente a NSA podem chegar, vamos continuar acompanhando esse caso, Aproveite para deixar seu comentário sobre mais esse ocorrido.

Fonte(s): The Verge, The Register

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X