Confira os milagres proporcionados pelo DirectX 12

Confira os milagres proporcionados pelo DirectX 12

O pessoal do site AnandTech desmititificou de vez a nova API da Microsoft, o tão aguardado DirectX12 em sua plena qualidade mostrando do que a nova API é capaz.

Os testes promovidos pelo Anandtech foram realizados através do teste de stress Star Swarm, que realiza uma grande quantidade de “draw calls”, que seria diversos elementos sendos desenhados, projetados na tela, através de uma animação de um combate espacial exigindo muito das placas e alavancando ao máximo a API, para demonstrar suas vantagens e desvantagens. E com certeza a escolha do Star Swarm para os testes, porque ele é uma refêrencia sintética ao motor gráfico Nitrous que estará presente em vários jogos, um deles e bastante aguardado é o próprio Star Swarm.

Os modelos de placas de vídeo utilizadas durante os testes foram as seguintes:

NVIDIA

  • GeForce GTX 680 (Kepler)
  • GeForce GTX 750 Ti (Maxwell 1)
  • GeForce GTX 980 (Maxwell 2)

AMD

  • Radeon R7 260X (GCN 1.1)
  • Radeon R9 285 (GCN 1.2)
  • Radeon R9 290X (GCN 1.1)

Além das placas foi necessário é claro os drivers otimizados para a nova API, que no caso das placas da NVIDIA é o 349.56 enquanto para AMD o driver é o 15.200, ambos ainda sem previsão de chegar ao grande público, mas provavelmnte poderão aparecer em março durante a GDC (Gamer Developers Conference).

A configuração da bancada utilizada para os testes foi a seguinte:

  • Processador: Intel Core i7-4960X @ 4.2GHz
  • Placa mãe: ASRock Fatal1ty X79 Professional
  • Fonte de alimentação: Corsair AX1200i
  • Armazenamento: Samsung SSD 840 EVO (750GB)
  • Memória RAM: G.Skill RipjawZ DDR3-1866 4 x 8GB (9-10-9-26)
  • Gabinete: NZXT Phantom 630 Windowed Edition
  • Monitor: Asus PQ321
  • Sistema operacional: Windows 10 Technical Preview 2 (Build 9926)

O resultado é extremamente satisfatório, neste primeiro slide são exibidos os resultados do Star Swarm em sua qualidade extrema, e os ganhos são nítidos, por exemplo, a R9 290x, que no mesmo teste com o DirectX 11 alcançava 8,3 quadros por segundo, passa a oferecer impressionantes 42,9 quadros por segundo, já nas demais placas houve um ganho, mas não tão expressivo como a 290X.

No segundo gráfico, agora exibindo os resultados na qualidade média do Star Swarm, vemos de novo os ganhos impressionantes das placas da AMD, principalmente com a API Mantle da própria AMD que também foi analisada durante os testes, novamente citando a R9 290X, com o DirectX 11 a média era de 14,3 quadros, enquanto com a Mantle os frames subiram para 61,5, impressionante não acha?

Claro que todo ese poder tem um peso, o consumo elétrico que aumenta gradativamente de acordo com a API, o AnandTech pegou as duas melhores placas de vídeo usadas durante os testes ( GTX 980 e R9 290X) e comparou o aumento no consumo no caso da AMD com suporte as três APIs (DirectX 11, DirectX 12 E Mantle) e no caso da GTX 980 somente no DirectX, porque a Mantle a príncipio é uma exclusividade da AMD, confira abaixo:

Antes de terminar esse texto, deixo para vocês um vídeo da R9 290X rodando o Star Swarm com o DirectX 12, para mais informações consulte a página da análise do AnandTech, e aproveite para deixar a sua opiniçao sobre as novas APIs do mercado, a briga vai ser boa em, e os que mais irão ganhar com isso somos todos nós 🙂

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X