Facebook lança versão Lite de seu app para Android visando países com conexão lenta

Facebook lança versão Lite de seu app para Android visando países com conexão lenta

O Facebook lançou um novo aplicativo para o Android, sistema operacional móvel da Google. Trata-se do Facebook Lite, uma versão “capada” e mais leve do seu app principal e que visa os usuários de países que contam com conexões lentas, geralmente 2G e que possuem, em sua maioria, smartphones de entrada, ou seja, de baixo custo e baixo desempenho. Curiosamente a companhia não fez nenhum tipo de anúncio oficial ou questão de divulgar a existência desse novo aplicativo.

Ele está visível para qualquer um que acesse a página do aplicativo na Play Store, mas não pode ser baixado por todos. Apenas os usuários de Bangladesh, Nepal, Nigéria, Sudão, África do Sul, Sri Lanka, Vietnã e Zimbábue podem baixar e fazer uso dessa versão Lite do Facebook. Como dá pra perceber, esses países não são exatamente exemplos de IDH alto ou de avanço tecnológico. Porém, não há muita explicação para deixar outros países de fora. No Brasil mesmo, por vezes, lidamos com conexões móveis lentas ou com franquias de dados minúsculas. Acredito que o Facebook Lite seria bem vindo para muitos usuários. A resposta do Facebook para essa decisão é que, por enquanto, o Facebook Lite está ainda em fase de testes.

O Facebook Lite tem meros 252 KB e é iniciado de maneira muito mais rápida que a versão convencional. Ele também faz um uso mais inteligente e econômico das redes móveis, especialmente as 2G. Como a rede social de Zuckerberg tem parceria com inúmeras operadoras ao redor do globo, é provável que os engenheiros da empresa tenham aprendido alguma coisa com essas parcerias.

O Facebook Lite é bem simples. Permite que você cheque as atualizações dos seus contatos, que publique fotos e outros tipos de posts, que veja curtidas e comentários em seus posts e até que troque mensagens pelo chat, funcionalidade esta que foi retirada do app principal. Agora, é necessário baixar um segundo aplicativo se quiser conversar com seus amigos pelo Facebook. Muita gente xingou muito na época, mas o Facebook não costuma ouvir seus usuários. Porém, com o Facebook Lite você poderá até dispensar o uso do aplicativo Facebook Messenger.

Em 2010 o Facebook já tinha uma versão Lite, que nada mais era do que uma versão minimalista do site, com gráficos reduzidos e menos funções. No mesmo ano o app foi descontinuado e retirado de todas as lojas de apps. Agora o Facebook retorna com a versão Lite de seu app principal. Sabe-se lá porquê. Como o aplicativo não está disponível em muitos países, os usuários logo trataram de publicar o APK na web. No APKMirror, por exemplo, você já pode fazer o download do Facebook Lite e instalar em seu smartphone Android.

Fonte: TechCrunch

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X