Cyanogen pretende lançar variante do Android totalmente independente da Google

Cyanogen pretende lançar variante do Android totalmente independente da Google

Se você é usuário Android, provavelmente deve conhecer a Cyanogen, empresa responsável pela ROM CyanogenMOD, usada por muitos que querem ter um melhor desempenho no seu smartphone Android ao mesmo tempo que se livram de bloatwares e de interfaces de usuário pouco intuitivas. Porém, daqui a 3 ou 5 anos, o CyanogenMOD pode ser uma variante do Android totalmente independente do Google e mais aberta. Esses são os planos de Kirt McMaster, CEO da Cyanogen. Há meses ele já vem criticando as políticas da Google em relação a forma que ele trata os desenvolvedores. Ele já até chamou a Gigante das Buscas de tirana nesse aspecto.

McMaster explicou melhor seus planos para a Cyanogen no evento “A Próxima fase do Android”, promovido pelo The Information. Ele disse que o Android não é tão aberto quanto poderia ser. Apenas o Google tem acesso ao núcleo do sistema e isso impede que os desenvolvedores criem aplicativos que se integrem de forma mais completa ao sistema. McMaster usa como exemplo o Google Now, que é totalmente integrado ao Android e, por isso, consegue fazer tarefas tão abrangentes. Nenhuma outra empresa consegue criar um app similar justamente por não ter acesso às “profundezas” do Android. Se assim fosse, o aplicativo Yahoo Aviate poderia ser muito mais que uma simples launcher, relata o executivo.

Para contornar esse problema, Kirt pretende criar uma variante do Android que seja totalmente independente da Google e, consequentemente, mais aberta aos desenvolvedores, permitindo que eles tenham acesso ao núcleo do sistema e integrem seus apps totalmente a essa futura versão do Android. Porém, não existe almoço grátis, já dizia o velho ditado. A criação de forks do Android, ou seja, as tais variantes, vem com um preço alto: a ausência dos Google Apps, tais como Gmail, Google Now, Play Store e muitos outros programas e serviços. Dada a abrangência e relevância destes apps, é provável que muitos usuários não apreciariam um sistema Android sem esses recursos.

A Cyanogen está ciente deste problema e, para resolver isso, pretende lançar a sua própria loja de apps nos próximos 18 meses. Como o fork independente do Android demorará cerca de 5 anos para ficar pronto, é provável que ela use esse tempo para difundir a sua loja de aplicativos e, claro, conseguir levantar mais dinheiro para essa ousada empreitada. Uma loja de apps independente seria, também, uma nova fonte de receita.

Na nossa opinião, a equipe da Cyanogen deve encarar essa ideia com bastante cautela. Não é qualquer um que consegue peitar a Google assim e sair ilesa. Uma loja independente de apps é uma boa ideia. Eles podem usar a boa fama da marca entre os usuários para ajudr a difundir a loja e conseguir mais dinheiro para tocarem seus planos. Depois, se eles realmente desejarem lançar uma versão alternativa do Android e que esteja livre das “garras” da Google, eles poderiam manter as duas versões, para ver qual teria maior aceitação ao longo do tempo. Para eles, é muito perigoso se desvincular desta forma da Gigante das Buscas. A Amazon fez algo parecido, com o seu sistema Fire OS, mas a empresa de Jeff Bezos é milhares de vezes maior que a Cyanogen e tem inúmeras fontes de receita. Para a Cyanogen, será mais complicado.

E você, como enxerga esses planos de Kirt McMaster e sua trupe? Será que dará certo?

Fonte: Android Authority

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X